Dicas para entreter as crianças em casa

Férias de Natal são sinónimo de crianças por casa e há que saber entretê-los... Eu tenho algumas sugestões para si!
Por: Sandra Ferreira
partilhar

Já começaram as férias de Natal e os miúdos adoram! Já os pais… enfim, por vezes, ganham uma decoração nova lá em casa. E ganham como quem diz, porque com miúdos em casa o dia inteiro nunca se sabe… às vezes ficamos com um fresco na parede. 

- "Mamã tenho uma surpresa para ti."  – Agora tenho uma baliza pintada na parede da sala. 

Para que situações destas não aconteçam, deixo aqui algumas ideias para entreter os miúdos nas férias de Natal.

Se quiser pagar, há muitas opções, basta uma pequena pesquisa para descobrir atividades muito interessantes para os seus filhos. Eu vi cursos de robótica e programação, culinária, surf, dança, teatro, música e até ciência, e há por todo o país. Estas atividades podem ocupar o dia todo ou só meio dia. 

Quando eles estão em casa pode programar algumas atividades. Uma dica: tentar fazer atividades com dois ou três amiguinhos, em grupo é mais fácil. Em casa também pode programar brincadeiras giras com eles, dependendo das idades. 

Deixo-lhe aqui umas ideias:


Caça aos Fantasmas: feche tudo para ficar às escuras. Depois passe-lhe para as mãos uma boa lanterna para investigar os cantos mais escondidos. Os mais velhos adoram, mas atenção com os mais pequenos, podem ficar muito assustados.

O Saco Mistério: coloque vários objetos dentro de um saco, os miúdos metem lá a mão e têm que adivinhar o que é. 

Que Letra É Esta? Com os dedos, trace-lhe uma letra nas costas e ele tem de adivinhar. É muito bom para os miúdos que estão na fase em que aprendem o alfabeto.

O Jogo das 4 Palavras:  este é para os mais crescidos. Precisa de papel e caneta. Um dos jogadores escreve 4 palavras absurdas numa folha, o outro tem que construir a frase mais curta que conseguir com aquelas quatro palavras. Sim, pode ser muito viciante e divertido. 

Chuva Colorida: é preciso um copo com água, com um pouco de espuma de barbear em cima e algumas gotas de corante alimentar. Depois observem o efeito das  gotas a escorrer pela água, como se fosse chuva colorida, podem tirar uma fotografia e depois fazer uma pintura inspirada nesse efeito.

Conta-me um Segredo:  é um jogo que tem tanto de tolo como de divertido! Só tem piada se for com os mais novinhos. Chegue a boca ao ouvido e murmure, por exemplo; "os passarinhos cantam". Peça-lhe para lhe contar um segredo de volta. Quanto mais parvos, mais vontade de rir dá.

Festa M80: Esta é fácil! Arranje espaço na sala para a pista de dança. Ligue a M80 e suba o volume!  

Tem mais ideias? Escreva-nos. Nunca são demais!! 

Recomendamos