Top 5 das praias em Portugal!

Para fazer este top os meus critérios foram: as minhas memórias nessas praias, temperatura da água, extensão do areal e a beleza global da praia.
Por: Paulo Fernandes

Para fazer este top os meus critérios foram: as minhas memórias nessas  praias, temperatura da água, extensão do areal e a beleza global da praia. Portanto é possível que discorde o mais possível porque, lá está, isto foi feito com base na minha experiência. Vamos lá então:

 

5 - Guincho

A água não é quente, é muito ventosa, na maior parte das vezes está nublado, não é muito fácil para estacionar e não há propriamente muito espaço para estender a toalha, mas, nem tudo isto consegue roubar os encantos únicos do Guincho. A vista é privilegiada para a Serra de Sintra e para as encostas do cabo da Roca, e somos recebidas pelas dunas assim que chegamos pela estrada do Guincho ou pela  Malveira da Serra. A não esquecer também os clássicos Bar do Guincho e Bar do Fundo.

 

 

4 - Sesimbra

Porque foi onde passei parte da minha infância, porque foi nesta praia que dei alguns dos meus primeiros beijinhos, porque foi nesta praia que celebrei grande parte dos meus aniversários (23 de Agosto), e porque foi nesta praia que aprendi a nadar...

 

 

3 - Cacela Velha

Entramos no meu pódio. Começa a ser difícil usar palavras que façam justiça à beleza destas praias. Comecemos pela temperatura da água. Minha nossa!! Uma praia onde não demoro 14 horas para ir ao banho parece-me bem. Areal de se perder a vista. Gosto. Gosto mais ainda do facto de poder ter 5m2 de areia para mim e para os meus..e aqui os meus, são também os meus cães porque sim, esta é uma das poucas praias para onde podemos levar os nossos amigos de 4 patas (mas sempre à trela e sem incomodar os outros..!). A chegada à praia que nos obriga a passar pela Fábrica para apanhar o barco, ou então a ir a pé em horas de baixa-mar, é um clássico. Não, não me vou esquecer daquelas aguas transparentes. Adoro. Está em nº 3 do meu top, mas bem que poderia estar em primeiro. Este ano, vou lá dar uns valentes mergulhos!

 

 

2 - Arrifana

Chegamos a uma das minhas praias. Sim, esta praia é minha. Costa Alentejana, como não amar??! Há qualquer coisa de diferente nas praias da Costa Alentejana. Seja pelo calor, sejas pelas estradas de acesso à praia com 223345 curvas, seja pelas tasquinhas onde se petisca ou seja pelas gentes que sabem receber como ninguém... Praia da Arrifana, que nos recebe com os crepes de frango inesquecíveis mas que depois são abatidos na descida e subida da praia! O cheiro a cera das pranchas de surf que compõe a lista de cheiros características de uma praia com ondas, uma encosta que nos protege do vento e um calor que mais parece que estamos numa sauna . Detalhe:  para a Arrifana, vai-se logo às 08:00 da manhã. 

 

 

1 - TOP

Em primeiro lugar no meu top... não posso dizer! Porque quero que se mantenha assim durante muitos e bons anos...um areal de se perder a vista, água a uma temperatura simpática, estacionamento pertissimo da praia, permitida a entrada a cães ( à trela claro!), um pequeno bar de praia(que para mim é suficiente) e sobretudo, é uma praia com muito, muito pouca gente. Fica no Algarve é minha, da minha mulher, da minha filha e dos meus cães. 

 

Recomendamos