Nothing Compares to Him


A obra de Prince, o artífice e revolucionário de Minneapolis, é feita de 39 álbuns de estúdio, um número considerável de compilações, registos ao vivo, 28 digressões e participações em discos de outros nomes cintilantes como Madonna ou Patti Labelle. O artista ganhou sete prémios Grammy, um Oscar e entrou no "Rock and Roll Hall of Fame" em 2004. No total da sua carreira vendeu mais de 100 milhões de discos.



O começo foi difícil, como para tantos outros, mas o tiro de sorte aconteceu com a apresentação de uma demo de três temas a representantes da Warner Bros. Prince ficou com 100 mil dólares e liberdade total para fazer o seu primeiro longa duração. É assim que, em 1978, é editado "For You". A versatilidade do showman ficou provada, Prince tocou todos os instrumentos do disco. "Prince", de 1979, deu-lhe alguma notoriedade, mas foi com "Dirty Mind", de 1980, que não vendeu por aí além, que Prince conquistou de vez as hostes no mundo da música. A sua genialidade foi reconhecida, com a crítica a deixar-se embriagar pelas melodias híbridas do álbum, entre a soul, o funk e o pop. No ano seguinte, foi a vez de "Controversy", evolução do longa duração anterior.

Mas, foi em 1983 que se deu a consagração total. "1999", um duplo LP, produziu três singles : "1999", "Little Red Corvette" e "Delirious". A MTV, as rádios e o os tops foram fãs e divulgadores da obra. O álbum figurou nos tops da Billboard durante três anos. Mas as reais virtudes do sucesso estavam ainda para vir. "Purple Rain" foi a elevação de Prince ao estatuto de super estrela. O álbum ficou durante seis meses em número 1. O filme teve igual sucesso e acabou por vencer o Oscar de melhor banda sonora. O criador de Minneapolis conseguiu finalmente a glória. 



O trabalho que se seguiu, "Around The World In A Day" foi já editado sob outra etiqueta, a Paisley Park. Embora não tendo o sucesso esmagador dos álbuns anteriores, vendeu mais de dois milhões de cópias e voltou a comprovar a versatilidade e o génio de Prince. "The Black Álbum , não fosse o conteúdo considerado imoral, teria sido o passo seguinte (o álbum foi, por fim, editado oficialmente em 1994, após alguns anos em que ganhou o estatuto de "disco pirata mais famoso do mundo"). "Parade" foi o álbum que se seguiu, composto como banda sonora de um filme que acabaria por ser um fiasco de bilheteira. O duplo "Sign O'The Times", de 1987, foi definido como mais uma obra-prima. Entre o funk, a dança, o pop psicadélico ou incursões no gospel, Prince deu largas à sua imaginação e o resultado foi uma obra memorável. "Lovesexy", de 1988, não conseguiu atingir os resultados comerciais dos álbuns anteriores, mesmo apoiado por uma digressão nos Estados Unidos.

"Batman" foi uma nova incursão de Prince no mundo do cinema. O álbum voltou a faturar como os anteriores e voltou aos lugares cimeiros nos tops. "Graffiti Bridge" antecedeu "Diamonds and Pearls" feito com a New Power Generation, que o ajudou a aparecer novamente nos charts. O single "Cream" foi o quinto número 1 conseguido por Prince. O ato seguinte foi a assinatura de um contrato de 100 milhões de dólares com a Warner Brothers. O artista ficou condicionado à produção de seis álbuns para a nova editora, opção que acabou por não ser a melhor. O álbum seguinte "Love Symbol Album" deu início a uma queda inequívoca na popularidade do compositor.

Em Junho de 1993, Prince mudou o seu nome artístico para um símbolo não pronunciável. Aquilo que pretendia ser uma mudança de atitude acabou por ser motivo de gozo no meio musical. Foi então que começou a batalha com a Warner. Prince queria libertar-se do contrato e acabou por editar "The Most Beautiful Girl In The World" no catálogo da NPG, demonstrando ao gigante americano que era capaz de vender de forma independente. No Verão de 1994, Prince chegou finalmente a acordo com a editora. O fim do contrato chegaria depois de mais dois álbuns editados. "Come", "The Gold Experience" e "Chaos and Disorder" foram os discos seguintes. 



Em 1996, The Artist Formerly Known As Prince assinou um contrato com a EMI. A primeira produção foi um triplo álbum, "Emancipation". As vendas voltaram a ser significativas e o disco atingiu a dupla platina. Um novo álbum de material inédito, "Crystal Ball" foi vendido através do seu site na Internet, www.love4oneanother.com. Por fim, é em 1999 que é editado o seu último conjunto de originais "Rave Un2 The Joy Fantastic" já na Arista Records. 

Ao longo do novo milénio, acentuou-se a curva descendente da carreira de Prince iniciada em meados dos anos 90, de tal forma que o artista se vê obrigado a editar o álbum "20ten", em 2010, através de jornais europeus. Por outro lado, Prince inicia uma relação profissional e de amizade com a fadista Ana Moura que valeu um dueto ao vivo num concerto do norte-americano no Festival Super Bock Super Rock de 2010.

Em 2014, Prince lança dois álbuns no mesmo dia: "Art Official Age" e, com a sua banda 3rdeyegirl, "Plectrumelectrum". Em Setembro do ano passado Prince lançou o álbum "HITnRUN Phase One", em exclusivo no Tidal, a plataforma de música online que é propriedade de  Jay-Z, depois de ter sido um dos primeiros a retirar todo o seu catálogo de músicas de várias plataformas na Internet. Aliás, no Youtube quase não há vestígios da existência do músico, restando apenas alguns excertos de atuações ao vivo.


Recentemente Prince deu alguns espectáculos em Paisley Park, onde morava, e na Austrália, onde subiu ao palco apenas acompanhado por um piano, manifestando a intenção de entrar num novo desafio artístico. Prince casou-se duas vezes. O primeiro casamento foi com a bailarina Mayte Garcia, de quem se separou em 2000. A segunda mulher foi Manuela Testolini, de quem se divorciou em 2006. Contudo, ao longo da sua vida foram-lhe atribuídas inúmeras relações amorosas com Kim Basinger, Madonna,Vanity, Sheila E., Carmen Electra, Susanna Hoffs, Anna Fantastic, Sherilyn Fenn e Susan Moonsie.



O músico juntou-se às Testemunhas de Jeová em 2001. Prince era vegetariano e no seu álbum "Rave Un2 the Joy Fantastic" há várias mensagens contra a crueldade associada à produção de lã.



 

 

certificadom80