Portugueses usam carro por falhas no transporte público

O inquérito da Deco revela ainda que os portugueses gastam cerca de 70 euros por mês com transportes.
24 abr 2018
Redação / Agência Lusa
Atualidade

O automóvel é o meio de transporte mais utilizado pelos cidadãos, que justificam a escolha com as muitas falhas dos transportes públicos.

A conclusão é de um inquérito sobre mobilidade realizado pela Deco em seis cidades portuguesas.

As cidades analisadas pela Associação de Defesa dos Consumidores, entre novembro e dezembro de 2017, foram Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Setúbal.

Cerca de 80% dos cidadãos que responderam consideraram que "as soluções existentes nas suas cidades não respondem de todo às necessidades que têm para se deslocarem diariamente e, portanto, persistem na utilização do transporte próprio", disse à Lusa Bruno Santos, das Relações Institucionais da Deco.

Por outro lado, o aumento do custo da habitação nos centros das cidades "está a empurrar muitos cidadãos para a periferia e estes cidadãos estão a ser obrigados a trazer carros para dentro das cidades quando regressam para os seus trabalhos, para a escola dos seus filhos, etc".

O inquérito da Deco conclui ainda que os portugueses gastam cerca de 70 euros por mês com transportes, mas em Lisboa, por exemplo, o gasto é superior, com um terço dos inquiridos a referir gastar mais de 100 euros.
 

 

 

Mais Notícias