Filas no aeroporto de Lisboa ultrapassam as duas horas

Tempos de espera para o controlo de passaportes voltam a aumentar. Governo garante que estão a ser tomadas medidas.
26 abr 2018
Redação
Atualidade

As filas no aeroporto de Lisboa para o controlo de passaportes voltaram a ultrapassar as duas horas.

O Diário de Notícias revela esta quinta-feira que os picos de espera nas chegadas ao aeroporto aconteceram em alguns dias de março e fevereiro.

Há cerca de um ano o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) prometeu um reforço nos inspetores e o Ministério da Administração Interna (MAI) comprometeu-se a encontrar uma solução com a ANA, mas até agora, refere o DN, o objetivo foi falhado.

Entretanto, o MAI garante que "o Ministério da Administração Interna tem vindo a trabalhar com a ANA e a TAP para a implementação de medidas no aeroporto de Lisboa", como a  "separação de voos por origens, alargamento do sistema RAPID (passaporte electrónico) e o tratamento autónomo dos passageiros em trânsito".

O MAI garante ainda que foi "reforçado nos últimos meses com 135 novos inspetores" do SEF e no caso do aerporto de Lisboa houve este ano um aumento de 33 inspetores face ao ano passado.

Neste momento decorre "um concurso externo para a admissão de 100 novos inspetores".

O Ministério da Administração Interna conclui que "a monotorização dos tempos de espera em março reflete um tempo médio de espera de 12 minutos nas chegadas (tempo inferior à média registada no mesmo período em 2017) e a monitorização de abril revela melhoria dos indicadores".
 

Mais Notícias