Greve dos bombeiros com adesão de 100% em algumas corporações

Adesão total, mas com o socorro das populações assegurado, garante a associação e sindicato de bombeiros.
19 dez 2018
Redação / Agência Lusa
Atualidade

A greve dos bombeiros profissionais, que começou hoje, está a ter uma adesão de 100% em algumas corporações, segundo dados da associação e sindicato de bombeiros, que garante que o socorro das populações está assegurado.

Todos os bombeiros sapadores e municipais das corporações de Braga, Lisboa, Setúbal, Faro, Tavira, Olhão e Machico (na Madeira) aderiram à greve, segundo um balanço feito pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais/Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP/ANBP) relativo aos dois primeiros turnos.

Os bombeiros iniciaram à meia-noite de hoje uma greve nacional contra as propostas dos Governo sobre estatuto de carreira e aposentações, que consideram ter "agravado a vida e o trabalho de milhares de bombeiros profissionais".

Os bombeiros profissionais, adianta um documento conjunto, lutam pela criação de um regime de reserva, "pelo vínculo de nomeação e pela manutenção estatutária da carreira como corpo especial de Proteção Civil", bem como pela "habilitação e qualificação específica para a criação de carreira ou categoria de oficial bombeiro".

               

Mais Notícias