Marcelo: "a vida do PSD é com o PSD"

O Presidente da República vai receber Luís Montenegro na segunda-feira, a pedido deste último.
12 jan 2019
Redação / Agência Lusa
Atualidade
LUSA

O Presidente da República disse que "a vida do PSD é com o PSD" e que o encontro com Rui Rio ao final da tarde de sexta-feira serviu para discutir questões de política interna e externa. "O que se passa na vida do partido é com o partido. Eu respeito o que o partido fizer, como respeito a vontade dos portugueses quando votarem em outubro (nas eleições legislativas)", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

"Não interfiro, nem vou interferir. As questões de um partido A, B, C ou D é dele. Eu pedi a Rui Rio para ter uma breve conversa com ele hoje porque tínhamos calendários completamente incompatíveis para a semana para tratar três problemas de política interna e outro de política externa e em que era muito importante saber a opinião, porque tenho que tomar decisões sobre diplomas e tinha que falar com ele antes de tomar a decisão no começo da semana que vêm", justificou.

Este encontro de Marcelo Rebelo de Sousa com o líder do PSD aconteceu no mesmo dia em que o antigo líder parlamentar social-democrata Luís Montenegro desafiou Rui Rio a marcar eleições diretas, apresentando-se como candidato à liderança do partido. Entretanto, para segunda-feira está agendada uma audiência do Presidente da República com Luís Montenegro.

"[Luís] Montenegro pediu-me há dias para ser recebido. Eu recebo segunda-feira. Eu vou ouvir. Pedem-me uma audiência, eu vou ouvir, não tenho que me pronunciar", defendeu, reiterando mais uma vez que "o Presidente da República não tem que se meter na vida dos partidos".