Os 7 alimentos da felicidade

Estudos comprovam que hábitos alimentares saudáveis podem interferir diretamente no nosso humor e existem alimentos que nos deixam mais felizes e com mais energia para enfrentar um dia de trabalho. Descubra quais são!
Por: Sandra Ferreira
partilhar

Não, não é mito. Existem mesmo alimentos que nos deixam de bom humor. A química dos alimentos é capaz de interferir na produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. Estas substâncias são responsáveis por transmitir os impulsos nervosos para o cérebro e causam as sensações de prazer e bem-estar.

A pensar no menu da felicidade, escolhi 7 alimentos para incluir na lista de compras. São tão bons e variados que os devemos ter sempre em casa! Ora veja:

Chocolate: o cacau tem carboidratos e triptofano, que estimulam a produção de serotonina no organismo. Prefira o meio amargo ou com 70% de teor de cacau, já que esse tipo é também antioxidante. 

Banana: rica em carboidratos que estimulam a produção de serotonina e vitamina B6 essencial na transmissão dos impulsos nervosos.

Vegetais com folhas escuras: couve, brócolos, rúcula e outros vegetais com folhas escuras são ricos em ácido fólico, que também ajuda a aumentar a serotonina no organismo.

Ovos: ricos em substâncias chamadas colina e lecitina, que afetam de forma positiva o funcionamento do cérebro de pessoas com alterações de humor.

Nozes: possuem magnésio, cobre e selênio, que ajuda a diminuir o stress melhora a memória.

Alface: contém lactucina, uma substância que funciona como analgésico, causando um efeito calmante no organismo.

Aveia: além do triptofano, que é um aminoácido que ajuda a sintetizar serotonina, contém selénio, que colabora para a produção de energia no organismo.

Eu escolhi estes, quer acrescentar mais alguns a esta lista? 

Recomendamos