Zoo de Lisboa: aves que cantam (e dão um espetáculo)

A exposição "Quebra o Silêncio pelas Aves de Canto" está pelo Jardim Zoológico de Lisboa. Um bom programa para a família!
Por: Ana Carreira
partilhar

E se uma visita ao Zoo de Lisboa lhe desse a conhecer a história de pássaros muito especiais? Sou suspeita eu, sempre atrás da bicharada, mas pensei logo em partilhar consigo o que descobri no meu último passeio por lá. Até foi o meu filho que me chamou a atenção. Tal como a mãe, não perde a oportunidade de observar os "pius-pius". Fazemos muito esse jogo no meio do arvoredo. 

A exposição "Quebra o Silêncio pelas Aves de Canto" traz consigo uma mensagem muito importante, desta vez para as belíssimas aves de canto do sudeste asiático. Além de serem de uma beleza extraordinária, o seu canto corre graves riscos de ficar mudo nas florestas de todo o mundo, em especial na Ásia. Fiquei a conhecer números devastadores: mais de um milhão de aves são capturadas por ano (só na Indonésia) devido ao tráfico ilegal. A captura excessiva para comércio e os concursos de aves de canto são as maiores razões. 

A pêga-verde de java, o tordo-canoro de sumatra, o bulbul de cabeça amarela, a shama-de-cauda-branca, precisam mesmo que "estejamos atentos e o mais informados possível", segundo Tiago Carrilho, biólogo e técnico educativo do Zoo de Lisboa. São aves que correm sérios riscos de extinção na natureza. O mainá-do-Bali é o embaixador desta causa e pode ser visto ao vivo e a cores no Zoo. E oiça como canta! Procure por ele na próxima visita! 

Recomendamos