Porque é que as músicas não nos saem da cabeça?

Quem nunca ficou com uma música na cabeça durante horas e dias a fio? Saiba quais são as razões!
Por: Paula Fialho
partilhar

Já lhe aconteceu com certeza ouvir uma música e ficar a cantá-la pelo resto do dia, da noite, e até no dia seguinte... São os chamados "vermes de ouvido".

Esta é uma experiência pela qual todos nós já passámos. Estudos sugerem que 90% das pessoas passam por isto, no mínimo, uma vez por semana!

Um estudo britânico recente tentou perceber porque é que isto acontece, quantas vezes ocorre e quais as músicas que "alugam" o nosso cérebro, por horas e até dias, e às quais os psicólogos chamam de "imaginário musical involuntário".

Para o efeito, este estudo recolheu dados de 604 pessoas que se sujeitaram a um questionário online e assim chegaram às 4 causas principais para que isso aconteça.

A mais comum foi a exposição à música... tê-la ouvido recentemente ou repetidamente.

A 2ª razão é desencadeada pela memória... ver uma determinada pessoa, ouvir uma batida específica ou estar numa determinada situação, pode fazer-nos lembrar uma canção.

A 3ª razão refere-se ao quadro emocional em que nos encontramos... Sentirmo-nos stressados, surpreendidos ou felizes quando ouvimos a música em questão,  pode fazer com que ela fique na nossa cabeça horas a fio... a tal memória afetiva que todos temos.

E uma 4º razão que se prende com um estado de baixa atenção... ou seja, uma mente dispersa pode fazer disparar esse “imaginário involuntário musical”.

Se é possível controlar esses "vermes de ouvido"? Tenho más notícias... Infelizmente não! Por isso teremos mesmo de continuar a conviver alegremente com essas músicas que não nos saem da cabeça :)

Recomendamos