Truques para poupar água em casa

Há pequenos gestos que podem fazer a diferença para o planeta e para a sua carteira no final do mês!
Por: Ana Carreira
partilhar

 

Gastamos, em média, 150 a 200 litros de água por dia  e os números do desperdício de água são alarmantes em todo o mundo! Não lhe vou dizer o quanto a água é importante para a vida e para o nosso planeta, porque isso já sabe.

Mas, na verdade, pensamos a sério neste problema? Conseguimos ajudar com pequenos gestos dentro de casa?
Por todas as razões, temos mesmo de fechar a torneira. Sim, fechá-la enquanto lavamos os dentes ou o cabelo. Essa já faz, certo? Mas há mais que podemos fazer. 

Sabe aquele velho truque que as nossas avós usavam? Aproveitar a água fria para dentro de um recipiente na banheira ou no duche?  "Água reciclada", muito bem pensado. Pois é, eu hoje faço igual. E na verdade, não me custou assim tanto aplicar este novo hábito. A água aquece rápido, mas ainda assim são muitos litros que se poupam e que podem ser aproveitados para outros destinos. Eu uso para regar as minha mini-horta na varanda, para encher garrafas ou para as limpezas. Assim não preciso de voltar a abrir a torneira.

Quanto aos miúdos... olhe que eles captam bem a mensagem! O que faço com o meu é trocar o banho de espuma pelo duche rápido. Bem sei que às vezes custa a convencê-los, por isso o que pode fazer é ir alternando. É uma boa estratégia!

Segundo dados de várias organizações mundiais, 800 milhões de pessoas não têm acesso a água potável. E por aqui estamos em seca. Vamos poupar água? 
 

Recomendamos