Praias: aqui não vai encontrar enchentes

Um pouco por toda a costa litoral, sem esquecer os Açores, estas são as minhas praias imperdíveis onde não lhe deve faltar espaço para a toalha.
Por: Gonçalo Câmara
partilhar

Com as temperaturas quentes e o Verão ansioso por chegar, há que começar a pensar onde podemos estender a toalha nos meses de Junho até Setembro. Há praias obrigatórias e muito conhecidas em Portugal, mas hoje falo-lhe de alternativas à fama. É certo que com o tempo vamos percebendo que certas praias são impossíveis em determinadas alturas. Ainda assim, não deve perder de vista esta lista: 

A Praia do Malhão ou a Praia dos Aivados na costa alentejana são pontos de paragem obrigatórios se gosta de espaço. Apesar de encherem no Verão, o seu extenso areal faz com que dê para deitar sem preocupações de companhias alheias. Uma das razões para conseguir respirar fundo nestas praias será o facto de não terem apoio local de restaurante por perto por isso já sabe, se for até lá, leve consigo alguma coisa para comer e beber. Ainda na costa alentejana, a Praia da Vieirinha também é simpática para os dias quentes. Esta tem apoio de bar e restaurante. 

Um passeio agradável para um dia de céu azul e Sol intenso é uma ida até à Praia Atlântica em Tróia. Mesmo nos meses do Verão, há espaço para descansar. O mar quase não mexe e um mergulho seguido de toalha e  será rotina no seu dia. Pode ir até Setúbal e apanhar o ferry como pode ir sempre de carro via Alcácer (mais demorado). 

No Oeste o tempo é imprevisível e só ele manda. Pode estar um calor de morte em Lisboa que, chegando até à Praia da Adraga poderá ser surpreendido. Umas vezes o tempo fecha, outras, ainda que céu azul, a temperatura é muito mais baixa. Não deixa de ser uma óptima escolha para um dia de descanso com Sol no rosto. Se gosta de petiscar, o restaurante da Praia da Adraga é a decisão certa a tomar. Pode sempre optar por uma ida até à Praia da Ursa mas o desafio até lá chegar será maior. O acesso não é fácil e por isso mesmo, uma vez lá chegados, o queixo cai. 

Juntando o útil ao agradável, uma ida até S. Miguel ou Terceira serve perfeitamente de mote para conhecer a Praia de Porto Formoso, a Praia da Ribeira Quente, Praia do Monte Gordo ou a Praia da Vitória. A brisa do Atlântico chega de outra forma às ilhas. Não me pergunte porquê, mas que chega, chega.

Boas férias!

Recomendamos