Pelo bem do ambiente: temos uma receita caseira de detergente!

Partilho consigo esta receita fantástica para limpeza da cozinha. Não perde nada em experimentar, pois não?
Por: Ana Carreira
partilhar

 

Reciclar, reduzir e reutilizar - o meu detergente de laranja! 

 

São palavras de ordem do meu dia-a-dia: reciclar, reduzir e reutilizar. Sempre foram, mas agora ainda mais. 

Tento dar nova vida a objetos que precisam claramente de outra, e isto pode ser tudo, desde a cadeira do jardim àquele candeeiro de que já estamos um bocadinho enjoadas. 

E depois é o plástico. Felizmente que eliminar o plástico é o que se ouve da boca de toda a gente, e, felizmente, é a tendência destes dias. O planeta precisa mesmo de uma mudança de hábitos. Combater o desperdício de plástico (e não só!) começa nos gestos simples, mas também naquelas rotinas mais "nossas".

E é na nossa banheira que começa. Ou na nossa despensa. E olhe, da minha parte, tem resultado. Champô e gel de banho em embalagem de plástico já eram. Já só uso champô e gel de banho em barra e ando numa empreitada para erradicar milhares de garrafas de detergente que andam lá por casa. Por isso mesmo, procurei (e encontrei) uma receita caseira de detergente para a limpeza da cozinha. Aqui vai:

"Encha um frasco com cascas de laranja, deixando livre uma altura de 3 dedos até ao topo. Cubra totalmente as cascas com vinagre branco e feche o frasco. Deixe repousar durante 8 a 10 dias. Escorra o líquido, de preferência para um borrifador, e está pronto a utilizar."

Testado e comprovado. Tenho a casa a cheirar a laranja!

 

O crédito não é meu, é sim da Madalena Villalobos, uma especialista em DIY e autora do livro "Dicas da Madalena", imprescindível em qualquer casa. Tem de tudo, desde bricolage à decoração, arrumação de roupa, tanta e tanta coisa. Só me fez lembrar aqueles livrinhos das nossas avós, eu que adoro os truques e saberes antigos. E agora fica o recado da Madalena. "Perguntem-me tudo o que quiserem, até prendas caseiras para casamentos e baptizados, estejam à vontade. Tenho muitas ideias para partilhar". 

Recomendamos