Herdade da Matinha, paraíso do Cercal do Alentejo

Este é, sem dúvida, o local perfeito para não perguntar que horas são ou que dia da semana é hoje.
Por: Paulo Fernandes
partilhar

Não é segredo para ninguém que vivemos num dos últimos paraísos do planeta. Sim, acho mesmo que o nosso país, com todos os defeitos que possa ter, ainda é um belíssimo sítio para se viver. Sinto-me confortável para afirmar isto porque tenho o privilégio de já ter viajado bastante. Posto isto, um dos pontos de visita obrigatória no nosso país é a Costa Vicentina. De Sines a Sagres, é escolher à sua medida. A minha escolha vai para o Cercal do Alentejo, mais especificamente a Herdade da Matinha (onde recentemente celebrei o meu aniversário).

A Herdade da Matinha está integrada na Rota Vicentina, uma rede de percursos pedestres no Sudoeste de Portugal que totaliza 450km e passa por alguns dos mais belos locais da região. Se procura conhecer e descobrir um outro lado de Portugal, com um património cultural, social e ambiental intocado pelo tempo e pela mão do homem, esta é a sua casa, para o lazer e para o resto.

Mais de 20 anos depois, a Herdade cresceu e estende-se por 110 hectares onde foram plantados mais de 14 mil pinheiros, prontos a servir novas histórias, a dar vida e cor à paisagem. Desde o início houve uma preocupação em repôr o saldo ecológico da herdade e em respeitar o património local.

Começar o dia a ouvir passarinhos, com o sol a bater na cara e a repôr energias, tomar um pequeno-almoço digno de rei, dar um mergulho na piscina, ir andar a cavalo, dormir a sesta, ir a dar um mergulho na Praia do Malhão, lanchar ou comer um gelado em Mil-Fontes na Mabi, voltar à Herdade escondida pela serra, ver o jantar ser preparado à nossa frente e depois saboreá-lo. Para terminar, olhar para o céu estrelado do Alentejo. Isto pode ser um dia na Herdade da Matinha. Se preferir, pode apenas não fazer nada e não ouvir ninguém. Apenas o som do vento a abanar as copas das árvores.

A Herdade da Matinha, o local perfeito para não perguntar que horas são ou que dia da semana é hoje.

Veja a galeria em baixo.

 

Recomendamos