Conheça o conceito "Circular Wear" e dê uma nova vida às suas roupas

Com base na sustentabilidade, Rita Gomes criou a "Circular Wear". Com vários pontos em Lisboa, Porto e Torres Vedras a ideia é deixar a roupa que já não dá uso e, ainda, trazer peças que lhe agradem!
Por: Ana Carreira
partilhar

Já conhece a moda do swap?  

Quantas vezes é que já olhou para o seu armário e pensou: "Estou farta da minha roupa"? Típico, pois. Acontece-nos demasiadas vezes, nada a fazer. 

Mas, na verdade, pode ter um armário novo sem gastar dinheiro e, mais importante que tudo, a combater o desperdício e reduzir a poluição da indústria da moda. Como? O swap é a palavra-chave (não só para roupa, aliás). E eu estou fã deste conceito, até porque já há uns anos que me interesso por renovar o meu closet, sem prejudicar o planeta, através de escolhas mais conscientes. Afinal, para que quero eu tanta roupa que nem chego a usar? 

Apresento-lhe a Circular Wear, um sistema de troca de roupa com vários pontos espalhados por Lisboa, Porto e Torres Vedras. E o que tem de fazer é mesmo isso: levar aquele saco de roupa sua, deixar lá e trazer as peças que mais lhe agradam. Só tem de ter atenção para deixar peças em bom estado, que para si já são "velhas" e que para outra pessoa vão ser "novas". Dar novas vidas à roupa. 

A Rita Gomes é psicóloga clínica e, sobretudo, uma adepta dos 3 R's - recusar, reduzir e reutilizar - e foi ela que decidiu pôr em prática aquilo que fez, durante anos, nos jantares de amigas, onde todas trocavam roupa. "São necessários milhares de litros de água para fazer um simples par de calças de ganga ou uma t-shirt, é incrível, e não temos noção disto", contou-me quando fui levar a minha roupa ao Mercado de Arroios, um dos Swap Spots da Circular Wear. A Rita também me disse para começar a instituir esta ideia até no local de trabalho entre colegas. (Meninas da rádio, vamos a isso?)

Reduzir o desperdício, a poluição, fazendo escolhas mais sustentáveis, e digo-lhe: os spots de troca são tão giros que vale a pena marcar aquele café prometido há séculos com aquela amiga que também já não vê há tanto tempo.

Fique aqui com o site e boas trocas! 

Esta semana On Air no Zona Verde!

Recomendamos