#STAYHOMEWITHLITTLEKIDS: dicas para entreter

Nestes dias mais caseiros, as ideias para entreter os miúdos valem ouro! Deixo-lhe algumas dicas.
Por: Ana Carreira
partilhar

Ficar em casa de quarentena (quer seja voluntária ou obrigatória) com os pequenotes requer dedicação e paciência. Mas a verdade é que conseguimos, certo? Por estes dias de isolamento, tenho pensado em tantas famílias - e são milhões pelo mundo todo - que têm de mudar tudo, num segundo, porque esse segundo pode custar as suas vidas. 

Por isso, vamos dar asas à imaginação e perceber, em primeiro lugar, que temos TUDO ao nosso alcance para aproveitar este tempo precioso em família. E acredite, eu tenho um pequenote em casa que é tudo menos sossegado, que está habituado, desde bebé, a muita praia, natureza e liberdade.  

Vamos lá!

- Se tiver um pequeno jardim ou quintal, maravilhoso, aproveite! Solte-os! Monte um trampolim improvisado e usufrua das árvores, faça jogos de exploração de natureza, coroas de flores, casas para caracóis e insetos (as minhas primas estão nesta e divertem-se mesmo muito sozinhas). Aproveite o momento para os conectar com a natureza. Aproveite os dias de sol e faça refeições cá fora. ?E tudo o que puderem até ao anoitecer. 

- Com varanda: reorganize o espaço, torne-o confortável, acolhedor e cativante para eles. Arrume a varanda, tire coisas desnecessárias e amplie o espaço. Chame os miúdos para regar e tratar das plantas, colocar adubos, e aprender sobre elas. O meu tem as suas "verdinhas". Os professores aconselham também a fazer sementeiras nestes tempos de escolas fechadas. Pinte e recicle materiais, aproveite o ar "de fora" para pintar aguarelas. Se não foi a tempo de arranjar materiais, não se preocupe: vá à sua reciclagem e veja o que pode usar. 

 - Dentro de casa: filmes e jogos de chão, LEGOS, bonecas, reorganizar os brinquedos e "desenterrar" aqueles que eles já não usam há tempos e que ficam tão contentes por reencontrá-los. O meu parece que está nas chegadas de um aeroporto! Cozinhar, fazer sessões de dança, mostrar música sua e dançar as do Panda ou as da Xana Toc-Toc (eu sei, coragem, vai ver que até se diverte) e fotografias antigas, contar as histórias dessas fotografias, recortar revistas, fazer teatros e "acampamentos" dentro do quarto. Jogar às escondidas e à apanhada pela casa toda, fazer ginástica, e o que eles gostam de tapetes de exercício ao lado do nosso?! :)

Sugiro-lhe um site onde encontra muitos jogos e atividades para imprimir: 
https://mrprintables.com/my-weather-station.html


Boas brincadeiras, divirtam-se juntos e aproveitem este tempo em família! (Sim, de vez em quando, a varanda é sua, só sua! :)

Recomendamos