5 motivos para deixar o pijama de lado durante o dia

Por mais confortável que seja a ideia de passar assim, dê um tempo ao seu pijama, pela sua saúde.
Por: Margarida Moura
partilhar


Não quero ser a desmancha-prazeres no que diz respeito a andar confortável, sobretudo em casa, mas não trago boas notícias aos amantes da ideia de passar o dia inteirinho de pijama, e desculpa, Susana Romana, pelo que vais ler a seguir, tendo tu "entregue a alma" ao teu pijama das "Powerpuff Girls", mas não fui eu que inventei a seguinte teoria: passar o dia do pijama faz mal à saúde.

Para os especialistas de saúde, deve mesmo optar por manter a sua rotina, tomando banho e vestindo-se normalmente "pela fresca", para manter a saúde física e mental.

Pode até parecer que se trata de uma espécie de cabala para os acérrimos defensores do conforto dentro das suas quatro paredes, mas se pensarmos bem, e porque fomos habituados a "deixar a cama arejar" de manhã, faz sentido deixar o pijama de lado umas horas. 

E digo-lhe porquê:

1 | ácaros de pó – eles existem em todas as casas do mundo. TODAS. E o que é que isso tem a ver com o pijama? Simples: se andar de pijama o dia todo, lidando com o pó que circula no ar de sua casa, no final do dia leva mais uns quantos ácaros para a cama... e eu calculo que não seja a companhia mais desejável;

2 | infecções e borbulhas – ninguém gosta de estar mal e com "mini vulcões" a aparecerem na cara e no corpo, certo? Pois. A verdade é que carrega em si micróbios que vivem na pele, nariz e boca, uma coisa perfeitamente natural. 
Ora, se usar sempre a mesma roupa, os micróbios vão alastrar-se e acabam por serem pressionadas contra a pele... esfrega aqui, esfrega ali e acorda com borbulhinhas desagradáveis à vista de todos, sobretudo à sua;

3 | mau cheiro – de noite, transpira e é normal. Se acordar e mantiver o pijama vestido, sem deixar arejar, a sua transpiração vai sendo absorvida e resulta em mau cheiro. E isso ninguém quer nem merece;

4 | alergias – tem alergia ao pó? Tem asma? Rinite? Sinusite? Então, deixe o pijama arejar durante o dia. Pijamas limpos e arejados não acumulam pó e permitem uma melhor respiração, sobretudo à noite.

5 | pela sua saúde mental – por muito apetitoso que lhe pareça passar um dia inteirinho de pijama e robe porque se sente mais à vontade, saiba que se vestir normalmente, a ideia de estar confinado à sua casa nesta altura de isolamento, fica mais leve logo, não se vai sentir tão preso, tão preguiçoso e, consequentemente, infeliz por não ter energia mental para produzir mais.

Atenção, que não estou a incentivá-lo a que faça uma bonita fogueira com os pijamas que tem em casa. Nada disso. Estou só a sugerir que lhe dê um tempo. São só umas horas e depois pode voltar a abraçá-lo. Para o dia acabar bem. 

 

Recomendamos