10 alimentos para o "desconfinamento do fígado"

Mais alguém abusou do vinho na quarentena? Conheça os alimentos que limpam o organismo depois dos excessos!
Por: Anabela Gonçalves
partilhar

Dizem que tudo na vida tem o seu lado positivo. E a quarentena até contribuiu para diminuir a poluição, melhorámos o que comemos, somos mais criativos na cozinha e até produzimos menos desperdício. No entanto, o confinamento é capaz de não ter sido assim tão positivo para a nossa saúde no que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas... Pois. E eu sou mais do vinho tinto. Douro ou Alentejo? Eu sou do bom, claro!

Então, para onde foram esses açúcares e toxinas, além da barriguinha? Pois. Fígado.

O fígado é o órgão responsável por eliminar as toxinas do organismo e acredito que tenha tido um trabalho desgraçado nestes dois meses e meio. Está na altura de lhe dar o merecido descanso. 

DESCONFINAMENTO ao fígado por favor!

Como? Primeiro: jejum durante 21 dias. Jejum?! Sim. De quê? Do copo de vinho ao almoço e ao jantar, dos fritos e dos açúcares, do xiripiti à hora da ceia. Os 21 dias porque é o prazo de tempo que o organismo precisa para se reprogramar (aprendi isso no Reiki e tem funcionado muuuuito bem comigo).

Vamos desintoxicar? Beba água e mude o que guarda na despensa. Mais natural, menos processado. A alimentação pode não ser suficiente mas vai dar uma enorme ajuda a sentir-se melhor.

Aqui fica uma lista apenas com alguns dos alimentos que contribuem para esse processo de forma natural. Lembre-se que é preciso desinflamar e desintoxicar.

1 | Alho

Abundante em alicina e selénio que ajudam a limpar o fígado, é rico em vitaminas A, B e C, e contribui para a desintoxicação deste órgão vital. Tem um poder anti-inflamatório incrível. Um dente de alho por dia pode ser um grande aliado para combater uma série de doenças. E ainda que não seja muito agradável, consumir um alho em jejum é a melhor forma de desintoxicar o corpo. 

2 | Gengibre

"O tónico do fígado". O gengibre é muito utilizado por ter propriedades anti-inflamatórias, digestivas e anti-microbianas. Ao promover a limpeza do intestino e a digestão de gorduras vai facilitar o trabalho do fígado. O gengibre pode ser consumido como chá ou ingerido naturalmente, em sumos e temperos.

3 | Azeite

O meu é transmontano, mas pode ser qualquer um. O azeite de oliveira é considerada uma gordura do bem por conter omega 9 que contribui para a proteção do fígado. 

4 | Beterraba

Eu adoro. Um detox de beterraba por exemplo ajuda na limpeza e purificação do sangue, contribui para a produção de nutrientes no organismo e logo para o bom funcionamento do fígado.

5 | Abacaxi

O abacaxi possui uma potente enzima chamada bromelina, ou também denominada de Bromelaína, um anti-inflamatório natural que ajuda a desobstruir o fígado de gorduras e toxinas.


6 | Própolis

O própolis é um produto natural produzido pelas abelhas que tem propriedades anti-inflamatórias e antibióticas, ajudando a acelerar a desintoxicação do organismo e fortalecendo a imunidade.  Pode adicionar num sumo, mas há muitas outras formas de consumir este ouro das abelhas.

7 | Limão

Para mim é o melhor alcalinizante natural. Todas as manhãs bebo um copo de água morna com umas gotas de limão em jejum. O limão é excelente para limpar o organismo, e por isso é um dos preferidos do fígado. É rico em antioxidantes, vitamina C e ajuda o fígado a produzir mais enzimas, o que contribui para melhor digestão dos alimentos e para uma melhor rentabilização da energia que eles nos dão.

8 | Chá

Em particular o chá verde que é um poderoso antioxidante pela presença de catequinas, um composto conhecido por ajudar na função do fígado. Esse costumo fazer pela manhã e vou bebendo ao longo do dia. Mas atenção, não devemos beber o mesmo chá por períodos longos, ou estaremos a prejudicar o fígado. Como tudo, deve ser consumido com moderação e deve alternar as semanas em que o bebe e o tipo de planta que usa.

9 | Maçã

É incrível o poder da maçã. A pectina da maçã é uma substância que faz com que o corpo limpe e elimine toxinas do trato digestivo, logo ajuda o fígado e todo o organismo. O meu irmão deve estar completamente desintoxicado... como os miúdos comem um saco de gomas ele devora um kilo de maçãs. Só vendo...

10 | Abacate

Já plantei o abacateiro, mas ainda não deu abacates. Por enquanto ainda vou comprando a produtores nacionais. É importante lembrar que a pegada ecológica do abacate importado é incalculável. Além dos pesticidas, do desmatamento de florestas e poluição associada ao transporte, sabia que para produzir um quilo do fruto são necessários cerca de 242 litros de água?  Pois, mas o abacate é importante porque  é o alimento que tem a maior concentração de glutationa, um antioxidante poderoso para o processo de desintoxicação e limpeza do organismo. No entanto há outras fontes vegetais desta "mãe dos antioxidantes" e que podem ajudar-nos a sermos mais ecológicos como cebola, alho, açafrão, espinafre e vegetais crucíferos (repolho, bróculos, couve, couve-flor, couve de bruxelas, nabo, agrião, rabanete, repolho e mostarda).

Vá, agora guarde lá a garrafa de vinho tinto e comece hoje o desconfinamento do fígado. 

Se a garrafa estiver aberta... bem, nisso já não me meto.
 

Recomendamos