M80 Roteiro de férias 2020: Península de Tróia

A equipa M80 partilha consigo os lugares em Portugal que conhecem e recomendam para este Verão.
Por: João Vaz
partilhar

Férias para mim são sinónimo de sol e praia, de preferência com águas bem tépidas... como tal há muitos anos que não passo as minhas férias em Portugal, quanto muito uns fins de semana no Algarve, ou num dos meus sítios preferidos aqui bem perto de Lisboa: a Península de Tróia! 

Fica a apenas 70 km se for até Setúbal e fizer a travessia do Sado de ferry,  com uma paisagem deslumbrante. Ou a 120 km pela A2, IC1 e N253, sempre de automóvel.

A Península de Tróia tem um areal com mais de 25 km de comprimento, na freguesia de Carvalhal, concelho de Grândola, ali entre o oceano Atlântico e o estuário do Sado. O extenso areal é ideal para manter o distanciamento social, mas as minhas escolhas vão sempre para as praias vigiadas e com infra-estruturas, estacionamento e restauração, como tal acabo quase sempre por ir para a Praia do Pego com um restaurante que me "tira do sério" de tão bom que é, o "Sal". Mas aquela é uma zona onde se come maravilhosamente e para quem não quer passar o dia inteiro na praia a escolha é múltipla fora dos areais. Fixe este nome: "Restaurante da Tia Bia" -  e mais não digo. Há outros sítios com paragem obrigatória no que à gastronomia diz respeito: o "Museu do Arroz" na Comporta, "O Rola" na Carrasqueira, ou "A Escola" na N253.

Quanto a alojamento para férias ou apenas um fim de semana, as opções são múltiplas e para os mais variados orçamentos, é uma questão de pesquisar, há locais paradisíacos.


Esta é uma zona única, com sorte vai poder ver os golfinhos, tem as Ruínas Romanas de Tróia, uma visita obrigatória. Para quem gosta de Golf, Ténis ou Padel, vai sentir-se "em casa", para além de todos os desportos náuticos que pode praticar numa zona balnear por excelência. Mas as praias… as praias são únicas, de areia branca e a água de um azul profundo, no entanto um "bocadinho" fria para o meu gosto.


De regresso e antes de entrar na A2 rumo a Lisboa, há sempre uma paragem obrigatória em Alcácer do Sal, para dar um pulo e fazer uma jantarada no "Alpendre".


Tudo isto é maravilhoso apenas com um senão: por causa dos arrozais, as melgas são vorazes. Levar repelente é obrigatório!


Este ano, ficando longe das águas quentes de Ibiza, o meu destino de férias é Portugal. E o seu?

 

Recomendamos