M80 Roteiro de férias 2020: a minha Leiria!

Tem um rio que corre para cima, uma Rua Direita que não é, uma torre que não tem Sé e uma Sé que não tem torre.
Por: Sandra Ferreira
partilhar

Foi nesta cidade que eu nasci, por isso na hora de sugerir um destino de férias, não resisto em vos convidar a conhecer a zona de Leiria. 

Areais a perder de vista ou praias pequeninas escondidas entre as falésias, toda a costa do distrito de Leiria tem praias lindas e fica a 1h30 de Lisboa e do Porto.

Podemos passear nos passadiços sobre as falésias para sentir a maresia, visitar o imponente Farol Penedo da Saudade em São Pedro de Moel que é um dos mais visitados no país ou dar uma voltinha de bicicleta na grande ciclovia Atlântica. 

Para além das praias mais conhecidas como a Nazaré ou Peniche eu costumo estender a toalha nestas: 

São Pedro de Moel
É uma das praias mais pitorescas da costa portuguesa e fica junto ao Farol de São Pedro de Moel. Ideal para quem tem crianças.  

 

 

Praia Velha Old Beach
Mais uma praia boa para quem tem crianças, aqui corre um ribeiro de água límpida que desagua no mar, é frequente formar uma lagoa. As crianças podem brincar à vontade em segurança e é aqui que eu consigo ler uma página inteira sem ouvir "Mãeee!"

Vieira de Leiria
Uma das últimas praias de Portugal onde ainda se pratica a Pesca de Arte Xávega. Aqui pode comprar peixe acabado de sair do mar. 

Praia do Pedrógão
É conhecida pelo seu mar de iodo, de espuma fresca e salgada a banhar um grande areal dourado. Tem qualidade certificada com três galardões: bandeira Azul, bandeira de praia Acessível e bandeira "Qualidade de Ouro". 

Todas as praias estão ligadas pela ciclovia da Estrada Atlântica. É a maior do país. São quase 74 km para pedalar sempre rodeado de belas paisagens naturais com o cheirinho a mar e camarinhas.

 

 

 

O que tem mesmo que fazer:
Uma caminhada nos passadiços à beira mar, junto ao Farol de São Pedro de Moel ao pôr do sol e terminar na explanada do Old Beach Bar. 

Um piquenique nas margens verdejantes do ribeiro da Praia Velha em São Pedro de Moel e dormir uma sesta com som relaxante da água a correr e os passarinhos a chilrear. Acredite, dá-nos anos de vida… 

Passar um dia na Lagoa da Ervideira. Aquela paisagem maravilhosa transmite calma e faz bem à alma. 

Se o tempo não estiver bom para a praia, há muitas outras coisas para fazer. Descobrir os recantos da Serra de Aire e Candeeiros, visitar as grutas, acalmar a mente no silêncio do santuário de Fátima, visitar castelos e monumentos, o Mosteiro da Batalha é obrigatório, claro, assim como passar por Alcobaça e perder a cabeça ou a linha nos doces conventuais. 

Toda a região está muito bem servida de restaurantes mas uma boa mariscada na Nazaré sabe sempre bem. 

Se precisar de mais dicas escreva-me para sandraferreira@m80.iol.pt

 

 

 

Recomendamos