Ouça a M80 nas nossas Apps
Céu pintado de todas as cores
Ana Bernardino
Partilhar

Céu pintado de todas as cores

Ana Bernardino

Quer boas sugestões para o fim de semana? Este é um espaço com dicas culturais, de roteiros turísticos, viagens a fazer e até livros a ler. Com edição de Ana Bernardino, bem vindo/a ao "Agora Ia".

1 de abril

Agora ia até ao maior evento de balões de ar quente de Portugal. Durante três dias a vila ribatejana recebe o festival de balonismo de Coruche.

Este evento reúne balões vindos de vários países e entre eles está o maior balão de ar quente do mundo a voar comercialmente. Leva 34 passageiros de uma só vez.

Há voos programados para estes três dias e também batismos de voos em balões estáticos que oferecem a oportunidade de viver a experiência gratuitamente. Mas também há a parede de escalada, o touro mecânico, a caminhada do balonismo, entre muitas outras coisas.

 

Festival “Descobre o teu interior”

Durante 16 dias, há mais de 70 atividades para conhecer o interior do país, em oito concelhos, de Mesão Frio a Beja. O festival “Descobre o Teu Interior” arranca esta sexta feira e vai levar concertos, intervenções artísticas e outras actividades culturais a oito territórios do país. O evento passa por Beja, Viana do Alentejo, Montemor-o-Novo, Vila Viçosa, Constância, Pombal, Mesão Frio e Mêda.

E há concertos numa antiga ermida, num lavadouro comunitário ou no interior de um castelo, conversas num hospital desativado ou numa fábrica de chocalhos, passando por intervenções num refeitório de um seminário centenário ou numa biblioteca clássica. 

“Anda Tarouca”

E o “Anda Tarouca” está de regresso já esta sábado. A primeira edição teve a participação de 1700 pessoas e esta segunda edição deve contar com número semelhante. São 10 propostas de trilhos, circuitos pedestres de corrida ou caminhada pelo concelho de Tarouca. Tem que descarregar para o telemóvel o link, aí escolher os trilhos a percorrer. Tem as respectivas diretrizes de GPS. Começa amanhã ao ritmo que se quiser. No dia 10 há uma caminhada conjunta, com início às 3 da tarde, em Tarouca. A inscrição é gratuita e obrigatória.

“AMPLA”

Durante este mês, a Culturgest, em Lisboa, recebe a primeira edição da AMPLA, uma mostra de cinema que reúne filmes premiados nos melhores festivais realizados em Portugal em 2021, como o Queer Lisboa, o IndieLisboa ou o Doclisboa. Entre as produções escolhidas está Alcindo, o documentário de Miguel Dores de 2021

“Caravaggio” na Igreja de São Roque, em Lisboa

Este fim de semana veja os Quadros Vivos de Caravaggio. Na Igreja de São Roque, em Lisboa, pretende  recriar e interpretar, em palco e em tempo real, 21 obras do mestre pintor italiano, entre elas “A Flagelação de Cristo” e “A Anunciação”.

A encenação terá uma iluminação que pretende replicar o típico efeito luminoso das obras deste artista barroco. O cenário de arte sacra e talha dourada da própria igreja completa a experiência.

Visita à noite ao Palácio da Fronteira, em São Domingos de Benfica

Visitas ao luar começam esta sexta-feira no Palácio da Fronteira, em São Domingos de Benfica, Lisboa.

O edifício foi construído no seculo XVII para servir de pavilhão de caça a João Mascarenhas, o primeiro Marquês da Fronteira. A beleza do edifício deve-se às fachadas exteriores revestidas a azulejos. E os magníficos jardins, que agora vamos poder descobrir à noite. Durante os passeios ao luar, terá oportunidade de ouvir várias histórias sobre os azulejos, o edifício e a sua construção. Sextas feiras, até junho, às 20h30.

Bar aberto das Sopas, em Lisboa

O Mercado de São Domingos de Benfica, em Lisboa, volta a receber o Festival das Sopas. Os visitantes podem comer as sopas que quiserem, numa espécie de bar aberto de sopas, com dez variedades à disposição, desde o tradicional creme de legumes, passando pela canja de galinha e pela sopa à sopeiro, a especialidade do festival.  O recipiente é a tradicional tigela de barro, com direito a uma bebida de copo e uma sobremesa por 6€.

Semana da Ostra em Setúbal

E Setúbal é palco, mais uma vez, da Semana da Ostra.  Durante 10 dias, Setúbal valoriza o tão apreciado molusco característico do Estuário do Sado.

Oportunidade para provar ostras ao natural, ou com temperos mais tradicionais, mas também nas suas formas mais originais, como ostras com moscatel de vinagrete e mel ou  em ceviche.

Partilhar