Ouça a M80, faça o download da App.
Agora Ia conhecer os melhores sabores da gastronomia
Ana Bernardino
Partilhar

Agora Ia conhecer os melhores sabores da gastronomia

Ana Bernardino

Há comida para experimentar, mas não só.

Começo por um convite para sair de casa e mergulhar na história através de uma exposição imersiva. Os mistérios do antigo Egipto tomam conta do reservatório da Mãe d’Água nas Amoreiras, em Lisboa. A experiência tem a duração de 30 minutos e convida a uma viagem na história pelo fascinante mundo das pirâmides e dos faraós através de um espetáculo de luz, som e vídeo. De quarta a domingo, às 15, 17 e 19h. 


O Festival Jardins Abertos vai acontecer nos próximos dois fins de semana. Os portões de alguns dos jardins mais "secretos" de Lisboa vão voltar a abrir excecionalmente nestes dias, onde todos podem aceder de forma totalmente gratuita.  
Este fim de semana, por exemplo, pode visitar o Claustro do Convento de Santos-o-Novo e o Espaço da Biodiversidade de Monsanto.  

O Festival Amadora BD é outra sugestão para este fim de semana. A edição deste ano quer dar visibilidade à banda desenhada feita por mulheres, vai celebrar os 60 anos do Homem-Aranha e contar, pela primeira vez, com uma área de videojogos. 


Agora vamos até Vila Nova de Gaia, mais precisamente ao WOW – World of Wine. É lá que acontece a primeira edição do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau, na Europa. No recinto do festival, os visitantes vão ainda poder assistir a espetáculos no Palco Cacau e a palestras no Fórum do Cacau. Na Cozinha Kids, os mais pequenos vão pôr as mãos na massa (de chocolate).  


Temos ainda a Semana do Salmonete, até ao final do mês, em Setúbal. 
Com ementas especiais em quatro dezenas de restaurantes, além de uma degustação comentada com harmonização vínica e uma oficina pedagógica. Além do tradicional salmonete grelhado com molho de fígados, temos também papelotes de salmonete, salmonetes de tomatada, consommé de salmonete e pargo com malagueta e figos em pickle, ou salmonete com molho à espanhola e pó de salsa, acompanhado por tagliatelle com cogumelos selvagens, caviar de cebola roxa e telha de miso.  


Se está virado não só para o peixe, mas para conhecer e degustar iguarias de norte a sul do país pode ir ao Festival de Gastronomia em Santarém. Com uma zona de petiscos, outra de Padaria, tem também jantares exclusivos com chefs de restaurantes com estrela Michelin. Os chefs foram desafiados pelo chef Rodrigo Castelo a criar um menu com inspiração nas suas regiões de origem, com harmonização de vinhos. Até dia 1 de novembro. 


Divirta-se! 

Partilhar