Ouça a M80, faça o download da App.
Agora Ia... de Barcelos a Sagres
Ana Bernardino
Partilhar

Agora Ia... de Barcelos a Sagres

Ana Bernardino

Uma viagem pelas feiras, festas e festivais de Portugal.

Imagem: Ana Bernardino

Barcelos é a primeira paragem do Agora Ia desta semana.  


Durante três dias a cidade recua até à idade média. A partir desta sexta-feira e até domingo, o Parque da Cidade vai encher-se com artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros. Espetáculos de fogo, torneios medievais, animação com arautos, queimadas, demonstrações de aves e répteis… teatro e dança são algumas das atividades que fazem parte da programação intensa desta edição de Barcelos Cidade Medieval.  


Seguimos, depois, até Vieira do Minho.  
Começam a esta esta sexta-feira, e como é habitual no primeiro fim de semana de outubro, as centenárias Festas Concelhias, mais conhecidas por Feira da Ladra. Até segunda-feira, o programa inclui espetáculos musicais e de pirotecnia, folclore, diversões, provas equestres, exposições e concursos pecuários, vendedores ambulantes, comes e bebes.  Sem esquecer a tradicional Feira de Produtos Locais. 

Agora Ia ao Harvest Wine Fest na Alfândega do Porto. Neste fim de semana é possível provar centenas de vinhos harmonizados com petiscos regionais, fumeiro e também opções vegetarianas. Há vinhos verdes, tintos, brancos e roses e provas comentadas. 
A entrada custa 10 euros e dá direito a copo para as provas e a 3 senhas de desconto de um euro.  

E este domingo, em Lisboa, a proposta passa pela travessia do Aqueduto das Águas Livres e visita ao reservatório da Mãe d’agua, nas amoreiras  
São 5 km que começam às 09h50 e que terminam às 12h30.  
O Aqueduto das Águas Livres, construído no sec XVIII é considerado uma obra notável da engenharia hidráulica. Não precisa de reserva.

E começa hoje o Fórum Fantástico, na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa. 
Três dias onde o fantástico é explorado em todas as suas dimensões e ramificações. Com apresentação de livros e de jogos, palestras e mesas redondas. 

A começar esta semana, na quinta-feira, dia 6, o Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos.  
O programa é intenso. Muito intenso mesmo.  Com a presença de grandes nomes nacionais e internacionais. Imperdível. 

Por Alcobaça, o festival "Marionetas na Cidade" volta para celebrar os 25 anos com 18 espetáculos de 11 companhias que chegam de quatro países. Mas o programa é extenso e com ainda com uma exposição e a publicação de vários cadernos com textos originais criados pela companhia que organiza o festival. 
A participação é livre.  O festival começa na segunda-feira e prolonga-se até domingo, dia 9 de outubro. 

Agora olhamos para o céu! Começa amanhã o Festival de Observação de Aves, em Sagres. Inclui programação especifica para crianças. 
A partir das 9h00 os mais pequenos são desafiados para um quebra-cabeças das aves que vai permitir que fiquem a saber mais sobre pássaros. E às 10h00 há contos na praia.  

E a ciência sai à rua esta sexta-feira em várias cidades portuguesas que recebem a Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa que se repete em vários países para aproximar os cientistas do público. 
Lisboa, Coimbra, Braga, Vila Nova de Gaia e Évora são algumas das cidades portuguesas onde o final do dia será dedicado à ciência, estando planeadas centenas de atividades em que a ciência se junta às artes, à política e até aos super-heróis. 

Divirta-se!

Partilhar