Ouça a M80, faça o download da App.
Mini férias à vista!
Ana Bernardino
Partilhar

Mini férias à vista!

Ana Bernardino

Quer boas sugestões para o fim de semana? Este é um espaço com dicas culturais, de roteiros turísticos, viagens a fazer e até livros a ler. Com edição de Ana Bernardino, bem vindo/a ao "Agora Ia".

8 de abril

O maior zoológico do norte de Portugal fica em Avintes, Vila Nova de Gaia. É no Zoo de Santo Inácio que durante 4 dias pode aproveitar programação especial de Páscoa para os mais novos. De 11 a 14 de abril as crianças dos 6 aos 13 anos podem alimentar os animais, ajudar na preparação das refeições e acompanhar os tratadores. O zoo tem 15 hectares de ar livre que servem de habitat para 600 animais de duzentas espécies! 

Para estes campos de férias da Páscoa é necessária inscrição.

E para quem vai para o Algarve nestas miniférias da Páscoa, a sugestão passa pelo Museu de Portimão que convida as famílias descobrirem de forma criativa o património cultural do município através das atividades da oficina educativa. Entre as varias iniciativas temos “um fantoche na ponta dos dedos”.

Pelo Castelo de São Jorge, em Lisboa, os fins-de-semana são dedicados às famílias.

Domingo o programa é dedicado à descoberta dos objetos que marcaram e continuam a marcar a nossa história, do período muçulmano ao romano, passando até ao grande terramoto de 1755. Tudo isto em cerca de hora e meia no “Descobrir o Museu, Peça a Peça". 

Ainda por Lisboa existem mais de 600 mil árvores de 200 espécies. E é possível ver algumas delas numa exposição patente no Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico e dedicada às árvores. A lente é de Luís Pavão. Até este sábado, às 15h, há visitas guiadas com o autor, com inscrição gratuita, mas obrigatória. 

No teatro Agora Ia ver a “Noite”, de José Saramago. A peça sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo

A “Noite” acontece precisamente na noite de 24 para 25 de abril, de 74, na redação de um jornal. Em cima do palco vão estar 12 atores que interpretam 18 personagens.  

Em cena até 24 de abril .

Feira do Queijo de Alcains, em Castelo Branco, está de volta este fim de semana, com um programa familiar que junta ateliês, musica ao vivo, cinema, leitura e, claro, degustações. Para alem do queijo, e da oportunidade de visitar o museu gratuitamente, também tem mel, azeite, enchidos e vinhos regionais.

Acontece no Jardim do Museu do Canteiro.

E pratos à base de polvo vão marcar as ementas de 15 restaurantes do concelho de Odemira, a partir deste sábado e até ao dia 17 , durante a edição deste ano da Semana Gastronómica do Polvo do Sudoeste Alentejano

Polvo à bulhão-pato, à lagareiro, à pescador, frito, panado, grelhado, assado no forno ou salada, arroz, feijoada e cataplana de polvo são alguns dos pratos que pode degustar. 

Esta semana gastronómica decorre em Almograve, Odemira, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar.  

Não esquecer também que esta semana se assinalou o Dia dos Moinhos, mas as atividades prolongam-se durante o fim de semana em muitos moinhos do norte a sul do país. É uma excelente oportunidade para conhecer como se moía a farinha nos tempos dos nossos avós.

Partilhar