A m80 em Direto

07h às 11h
Partilhar

"Destino: Europa" na TVI

O projeto jornalístico "Destino: Europa" é da autoria de Filipe Caetano e de Inês Tavares Gonçalves, resulta de uma subvenção do Parlamento Europeu, atribuída pela primeira vez em 2020 à estação de Queluz de Baixo.

TVI aborda alterações climáticas na série especial de reportagens "Destino: Europa".

É um dos maiores desafios dos nossos dias. O nosso planeta está a sofrer com os impactos das alterações climáticas e é preciso agir para proteger um espaço que é de todos. Temperaturas elevadas, seca, degelo, subida do nível das águas do mar, tempestades e violentos incêndios são alguns dos fenómenos extremos que se têm sentido um pouco por todo o mundo e concretamente na Europa.

 

Nos próximos dois episódios, a série de reportagens especiais da TVI "Destino: Europa" aborda precisamente as alterações climáticas, sob o título "ContaminAÇÃO". Os jornalistas Filipe Caetano e Inês Tavares Gonçalves viajaram até à Polónia, onde encontraram no maior poluente do continente minas de carvão a céu aberto de proporções colossais, e presenciaram alguns dos efeitos mais diretos em ecossistemas, como glaciares que vão desaparecer nos Alpes e zonas costeiras ameaçadas no sul de França. Procuraram, também, identificar locais onde a consciência ambiental e as boas práticas sustentáveis estão presentes no quotidiano, como é o caso da Suécia.

 

"Destino: Europa" é um trabalho jornalístico que aborda seis grandes temas e que é exibido mensalmente no Jornal dos 8. Os próximos dois episódios estreiam dias 30 e 31 de agosto.

 

Autoria: Filipe Caetano e Inês Tavares Gonçalves

Imagem: Hugo Neves, Miguel Bretiano e Nuno Quá

Edição de Imagem: João Pedro Ferreira

A não perder, no Jornal das 8.

Partilhar