Feng Shui: a sua casa tem alma?
Ana Carreira
Partilhar

Feng Shui: a sua casa tem alma?

Sabe aquelas casas de onde nunca nos apetece sair? Ou é porque tem uma luz única, ou um conforto incrível, ou uma decoração cheia de personalidade? Já pensou que pode mesmo ser uma questão de energia?

Trago-lhe o novo livro da Vanda Boavida, professora e consultora certificada de Feng Shui, que vai ajudá-lo, neste novo confinamento, a fazer da sua casa um espaço de tranquilidade, onde está o teletrabalho mas também todo o resto da sua vida. E não é assim tão difícil, é só perceber que mudanças pode fazer para se sentir melhor e mais confortável dentro da sua própria casa.


Não terei aqui espaço para lhe contar todas as coisas que já experimentei e descobri, mas há detalhes nos quais nem pensamos.


Falando de teletrabalho, sabia que a posição da sua secretária ou mesa pode contribuir para uma maior ou menor produtividade? E que ter apontamentos vermelhos inspira a maior sucesso e prosperidade? Também pode ter junto a si frases inspiradoras e não deve ter papéis na sua secretária.


A Vanda Boavida fala também do "vision board", um quadro com os seus objetivos de vida, metas e sonhos. E o método Kaizen, já ouviu falar? O lema é "hoje melhor do que ontem e amanhã será melhor do que hoje". É um mundo este "Casa Com Alma", acredite.


Vou dizer-lhe o que faço dentro da minha casa:


Luz natural durante todo o dia e janelas abertas em modo corrente de ar sempre de manhã para aproveitar o ar fresco e assim renovar a casa toda. Claro que estando em teletrabalho e não podendo sair, faça-o nem que seja dez minutos, vai respirar muito melhor dentro de portas.


Sou um bocado avessa a luzes de cima. À noite, só candeeiros ligados de luz amarela, nunca de tecto e muito menos de luz branca, não sou nada fã e acho mesmo que interfere com o meu mood. (Há uma parte deste livro dedicada à iluminação e fiquei a perceber porquê.) E as velas? A Vanda aconselha de cera de abelha, baunilha e alfazema.


Adoro escrever as frases do meu filho nos azulejos da cozinha, (talvez seja o meu vision board;). Uso muitas vergas e madeiras e pintei o quarto de verde-água suave. Todos os dias tento desfazer-me de mais tralha, nem sempre consigo, mas quando acontece, é mesmo um peso que sai de cima. É o Feng Shui a fazer das suas. E por aí, já pensou no que precisa de mudar?