Ouça a M80, faça o download da App.
Tipos de Pessoas Nos Transportes Públicos
Susana Romana
Partilhar

Tipos de Pessoas Nos Transportes Públicos

Susana Romana

Eu sou a grande representante do proletariado nesta equipa de burgueses. Sou a única com verdadeiro contacto com o país real, porque sou quem anda de transportes públicos.

Faço o árduo trabalho de vos aproximar da população, de vos tirar dos vossos castelos de safira e vos dizer quais são os tipos de pessoa nos transportes públicos.

- O Entretenimento A Bordo: sabem quando fazemos um voo mais longo e temos acesso a uma biblioteca de filmes, para vermos um bom drama ou um envolvente filme de acção? Estes bons samaritanos proporcionam-nos isto, mas ao nível do transporte suburbano. Por isso, falam ao telefone aos berros, proporcionando todas as emoções de um bom Blockbuster, mas em vez de ser sobre o Soldado Ryan é sobre a porca da Sandra que mora no 1º esquerdo. Pontos extra se tudo isto se passar em videochamada, que proporciona um acting do interlocutor.

- O Esteticista: o dia-a dia é um reboliço sem fim, por isso há quem aproveite aquele momento para cortar as unhas, arrancar pêlos da cara com uma pinça, passar um rol on nos sovacos ou simplesmente palitar os dentes com a unha do indicador. Tudo a bem do self-care.

- O Rabudo: é aquele que tem como único objectivo conseguir sentar-se. Não interessa se a viagem vai ter uma hora ou se é só uma paragem, o rabudo atira as suas nalgas com vigor para qualquer superfície vagamente livre que encontre, fazendo placagem a quem for, idoso, grávida ou vesgo.

- A Bela Adormecida: é quem dorme durante toda a viagem, que o scroll no Instagram até às duas da manhã não se faz sozinho. Só que este nunca é um sono revigorante, porque a pessoa acaba a ter de acordar de chapão porque chegou a Alfornelos e tem de subir sete escadas rolantes avariadas.

- O Talk Show: é aquele que mete conversa com tudo e com todos. Basta fazermos meio segundo de contacto visual e já fomos, já nos estão a contar de uma verruga no períneo. Se ninguém lhes der essa abébia, não faz mal, falam à mesma para o ar na esperança de que alguém os ache mais inspiradores que a Malala.

- O Som Surround: é o que ouve música ou vídeos aos altos berros, às vezes ali em competição com o Entretenimento A Bordo. No fundo, é alguém que acha que o seu gosto musical é tão irrepreensível que deve ser partilhado com o mundo, para que não estejamos no escuro sobre os últimos lançamentos discográficos de MC Kevinho e de Deise Tigrona.

Partilhar