Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

Uma viagem pelas ruas do Porto e pelas catacumbas de Lisboa

Também passamos pelos festivais gastronómicos e de música.

Ana Bernardino

Os elétricos históricos voltaram a circular na linha 18, no Porto. A interrupção deveu-se às obras, mas agora estão de regresso para fazer a ligação do Carmo/Clérigos e do Passeio Alegre. A Linha 18 permite aos passageiros uma viagem muito interessante entre a parte superior da cidade (Cordoaria) e a Foz, através da qual é possível apreciar as mais belas vistas do Porto, ao longo do rio Douro, assim como uma vista sobre Vila Nova de Gaia ao passar próximo dos Jardins do Palácio de Cristal, na subida da Rua da Restauração.


Ainda no Porto, setenta músicos passam pelos palcos do Teatro Rivoli, no Porto, no âmbito do Festival Porta-Jazz, numa edição que termina no domingo.


Agora descemos até Lisboa para o renovado museu subterrâneo, uma experiência imersiva pela história da capital. O Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, o NARC, esteve fechado durante três anos para uma remodelação total. Agora reabre no subsolo da Baixa lisboeta. Há mais de dois mil anos que os vestígios foram sendo deixados pelos que viveram à beira Tejo, de uma necrópole a um complexo de preparação de peixe, até um balneário e centenas de remanescentes de produção de olaria.  As visitas ao NARC são gratuitas. Existem sete visitas diárias guiadas, cada uma com 50 minutos de duração e com um máximo de 12 pessoas por visita.


“Madagáscar, uma aventura no Taguspark” é uma sugestão para os mais pequenos. Diretamente do cinema para o palco no Auditório Taguspark, esta é uma oportunidade para reencontrar as inesquecíveis personagens do filme de animação Madagáscar numa aventura musical, com Alex, o Leão, Marty, a Zebra, e, claro, os conspiradores e hilariantes pinguins. Sessões às 11h30 e às 15h30.


E se gosta de mar ou rio, então não pode perder a Nauticampo. É a maior feira de atividades náuticas do país e a mais antiga. Da europa que está de regresso à FIL. Uma feira que tem tudo para o ar livre, desde náutica de recreio, campismo, a destinos de aventura na natureza. De 8 a 12 de fevereiro.

O Festival Gastronómico Vila Viçosa à mesa está de regresso com a Semana das Migas Alentejanas, sejam elas de espargos, bacalhau, migas de batata. entre outras.