Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
04 junho 2020, 10:53
Partilhar

Jorge Palma faz hoje 70 anos

Jorge Palma faz hoje 70 anos
Facebook de Jorge Palma
Redação
04 junho 2020, 10:53
Miguel Araújo, Vasco Palmeirim e Márcia, entre muitos outros, já felicitaram o músico.
Jorge Palma celebra hoje o seu 70º aniversário, num dia repleto de mensagens de várias figuras públicas nas páginas do Facebook e do Instagram do cantautor.
 
Miguel Araújo, por exemplo, interpretou ao piano 'Acorda Menina Linda', um dos temas mais míticos de Jorge Palma. 
 


 
Ao seu estlilo cómico, Rui Reininho (dos GNR), saudou Jorge Palma com uma baguete e umas palavras revolucionárias em francês, de boina na cabeça, para condizer com o que dizia. 

 

Vasco Palmeirim, da Rádio Comercial, presenteou Jorge Palma, de que é fã e amigo, com as primeiras notas em xilofone da música 'Parabéns a Você'. "'Só', de 1991, é um dos discos da minha vida. Só o conheci muitos anos depois, em que ouvia o disco todos os dias e ficava maluco com as letras, com o piano e com a voz do Jorge Palma". Graças a um concerto que viu de Jorge Palma, a feira Fiartil [Feira de Artesanato do Estoril] passou a ser um dos três locais de culto do rock em Portugal para Palmeirim, a par do antigo Estádio de Alvalade e da Altice Arena.  
 


 
Paulo Gonzo, um contador de histórias por natureza, recorda uma boleia que teve que lhe dar só para ele gravar no seu álbum de duetos, além de ter de passar por uma lavandaria para levar na carrinha mais de vinte peças de roupa da mulher de Palma. 
 
 
Márcia cantou à capela os primeiros versos da música de Jorge Palma, 'Quem És Tu, de Novo', saudando-o: é "um grande privilégio ser tua contemporânea, poder acompanhar-te, poder gostar da tua música que tanto bem traz ao mundo".
 
 
António-Pedro Vasconcelos, como cineasta, teve o prazer de ter uma canção de Jorge Palma, 'Tudo por um Beijo', composta de propósito para um dos seus filmes "A Bela e o Paparazzo", que só chegara no último dia das filmagens: "confiei absolutamente no teu talento e a verdade é que quando fui pôr as imagens em cima da música, aquilo batia certíssimo. Havia uma sintonia: tu adivinhaste as minhas imagens e eu adivinhei a tua música". O cineasta veterano fala de Jorge Palma como "um dos grandes poetas da minha geração, só que te exprimes através das canções. Além disso, tenho o privilégio de ser teu amigo".
 
 
O núcleo central dos Clã, Manuela Azevedo e o guitarrista Hélder Gonçalves, também parabenizou Jorge Palma.
 


Sérgio Godinho, outro mestre das canções, usou a sua página oficial do Facebook para dar os parabéns ao seu companheiro de palco de muitos concertos, Jorge Palma. 

 

O radialista e divulgador da Antena 1, Armando Carvalhêda, e o ator Ivo Canelas também já saudaram Jorge Palma nas páginas de redes oficiais do músico, agora, septuagenário.