Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
05 junho 2020, 09:36
Partilhar

Partos já podem ter acompanhantes

Partos já podem ter acompanhantes
Redação
05 junho 2020, 09:36
As novas normas relativas aos partos foram divulgadas pela Direcção Geral da Saúde

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) actualizou nesta sexta-feira as normas relativas a partos e refere que pode haver acompanhantes no momento do parto, mas “as unidades hospitalares devem procurar assegurar as condições necessárias para permitir” a sua presença. Esse acompanhante não deve ter sintomas sugestivos de covid-19 nem ter contacto com pessoas infectadas nos 14 dias anteriores. “A troca de acompanhantes não é permitida e devem ser cumpridas regras de higienização das mãos, etiqueta respiratória, distanciamento físico, utilização de máscara cirúrgica, bata descartável e protector de calçado.”

“Se a presença de acompanhantes não puder ser garantida de forma segura, podem ser consideradas medidas excepcionais de restrição de acompanhantes, desde que sejam proporcionadas e fundamentadas no risco de infecção por SARS-CoV-2”, lê-se ainda na nota de imprensa da DGS. Caso a grávida esteja infectada, deve ser considerada “a restrição da presença de acompanhante” para diminuir o risco de propagação do vírus.

Mesmo que a grávida não tenha sintomas sugestivos de covid-19, deverá fazer um teste durante o internamento hospitalar. “Se não existir suspeita de infecção, a realização do parto deve decorrer nos moldes habituais, com o reforço das medidas de prevenção e controlo de infecção” – e também de equipamentos de protecção. Quando há suseitas de infecção, o trabalho de parto deve ser feito “com monitorização cardiotocográfica contínua”, lê-se.

No que diz respeito aos cuidados pré-natais e nos casos em que as mães estejam infectadas, “cada instituição poderá introduzir restrições na política de visitantes”

As normas actualizadas têm como objectivo “a minimização da exposição à infecção pelo novo coronavírus das grávidas, recém-nascidos e profissionais em contexto de pandemia de covid-19” de forma a conter as cadeias de transmissão, contextualiza a DGS.