Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
05 junho 2020, 14:18
Partilhar

Festival Regresso ao Futuro: 21 artistas em 21 palcos no dia 20 de junho

Festival Regresso ao Futuro: 21 artistas em 21 palcos no dia 20 de junho
Redação
05 junho 2020, 14:18
No dia 20 de junho, 21 artistas portugueses vão celebrar o futuro em 21 palcos espalhados pelo país. A iniciativa vai ajudar os trabalhadores do setor cultural.


António Zambujo, Agir, Ana Moura, Aurea, Bárbara Tinoco, The Black Mamba, Carolina Deslandes, Clã, Camané, D.A.M.A, Diogo Piçarra, Fernando Daniel, Gisela João, Miguel Araújo, Pedro Abrunhosa, Rita Redshoes, Salvador Sobral, Samuel Úria, The Gift, Tiago Bettencourt e Tiago Nacarato são os convocados para a celebração do "regresso ao futuro" depois dos últimos meses de confinamento. 

Além de querer celebrar a reabertura das salas de espetáculo, a iniciativa tem um propósito solidário - as receitas de bilheteira serão para o Fundo de Solidariedade para a Cultura, criado pela Audiogest (associação que representa produtores musicais) e GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), destinado a todos os profissionais dos setores das artes.

Os 21 concertos estão marcados para o dia 20 de junho e vão acontecer em 21 palcos de teatros municipais espalhados pelo país.    

"20 é o número mágico que vai voltar a ligar o som e a acender as luzes dos Teatros Municipais, resgatando-nos ao silêncio e ao afastamento a que a Covid-19 nos votou: no dia 20 de Junho de 2020, às 21H30, 21 artistas portugueses e 21 Teatros Municipais celebram o Regresso ao Futuro", diz o comunicado que chegou à redação.  

"Regresso ao Futuro reafirma a vocação decisiva dos Teatros Municipais para a sustentabilidade da cultura em Portugal, a sua importante contribuição para a circulação artística, agindo como um catalisador de esperança, resiliência e confiança para o público, sempre dentro das regras sanitárias em vigor. É, simultaneamente, também um acontecimento solidário que une e mobiliza os Teatros Municipais, os artistas, as equipas técnicas, a organização da Sons em Trânsito e o público numa frente comum que culmina na entrega das receitas de bilheteira ao Fundo de Solidariedade para a Cultura, criado pela Audiogest (associação que representa produtores musicais) e GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), destinado a todos os profissionais dos setores das artes", continua o comunicado. 

O fundo solidário serve para "apoiar financeiramente profissionais (incluindo profissionais independentes e trabalhadores) do setor cultural, que se encontram a braços com uma crise sem precedentes, tantos deles arredados dos apoios públicos, precisamente fruto da precariedade estrutural do setor". Ainda de acordo com o comunicado, será um "auxílio solidário de emergência que procurará dar prioridade àqueles que têm maiores necessidades económicas. Em determinadas condições poderão ser apoiadas algumas empresas do setor, sempre com o objetivo e condição da manutenção dos postos de trabalho".

O público é ainda convidado a levar alimentos não perecíveis para entrega nos Teatros, que serão recolhidos e distribuídos pela União Audiovisual junto dos profissionais dos setores das artes que se encontram em situação de maior vulnerabilidade alimentar.

Os bilhetes têm o preço único de 10? e estão à venda a partir de terça-feira, 9 de junho, nos locais habituais e nas bilheteiras dos teatros.

Confira aqui a programação:

António Zambujo - Torres Novas - Teatro Virgínia
Agir: Leiria - Teatro José Lúcio da Silva
Ana Moura - Oliveira do Bairro - Quartel das Artes
Aurea - Figueira da Foz - Centro de Artes e Espectáculos
Bárbara Tinoco - Albergaria-a Velha - Cineteatro Alba
The Black Mamba - Aveiro - Teatro Aveirense
Carolina Deslandes - Bragança - Teatro Municipal
Clã - Almada - Teatro Joaquim Benite
Camané - Cascais - Parque Palmela
D.A.M.A - Setúbal - Fórum Municipal Luísa Todi
Diogo Piçarra - Faro - Teatro das Figuras
Fernando Daniel - Estarreja - Cine-Teatro de Estarreja 
Gisela João - Fafe  - Teatro Cinema de Fafe 
Miguel Araújo - Caminha, Teatro de Valadares 
Pedro Abrunhosa - Ovar - Centro de Arte de Ovar 
Rita Redshoes - Lisboa - São Luiz Teatro Municipal 
Salvador Sobral - Santarém - Teatro Sá da Bandeira 
Samuel Úria - Lisboa - Cinema São Jorge 
The Gift - Loulé - Cineteatro Louletano 
Tiago Bettencourt - Castelo Branco - Cine-Teatro Avenida
Tiago Nacarato - Matosinhos - Cine-Teatro Constantino Nery