Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
03 julho 2020, 15:45
Partilhar

Guia: Conheça as praias do Algarve com maior lotação

Guia: Conheça as praias do Algarve com maior lotação
Redação
03 julho 2020, 15:45
Lotação máxima e regras de distanciamento social são questões a ter em conta nesta época balnear. Conheça as 10 praias do Algarve (cinco do barlavento e cinco do sotavento) com maior lotação.

A pandemia de Covid-19 veio alterar hábitos em todo o mundo. Este ano, as idas à praia vão ser diferentes e obrigam a cuidados redobrados: distanciamento físico de 1,5 metros entre pessoas, excepto se forem do mesmo grupo, e de três metros entre chapéus-de-sol.

Se o Algarve é o destino de férias que escolheu para este ano, saiba quais as 10 praias com maior lotação da região (cinco do sotavento e cinco do barlamento) durante a próxima época balnear.

Para não ser apanhado de surpresa, recolhemos junto das autarquias e da entidade pública responsável pela promoção da atividade turística no Algarve todas as informações relevantes sobre cada uma das 10 praias com maior lotação para as regiões do sotavento e barlavento algarvio, de acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente.

Confira mais abaixo o nosso mapa interativo e não se perca nesta época balnear.

 

As cinco praias do sotavento algarvio com maior lotação

 

Praia de Monte Gordo (Vila Real de Santo António) - Capacidade para 14.100 banhistas

 

A Praia de Monte Gordo é a praia algarvia com maior lotação nesta época balnear, com capacidade para 14.800 banhistas.

É um dos principais pontos turísticos de Vila Real de Santo António e a maioria do areal é ocupado por áreas desportivas, apoios balneares e restaurantes. A maré vazia é um momento muito aguardado pelos mais pequenos pelos lagos que são criados no areal.

Conta, ainda, com cadeira anfíbia, zona de duche e sanitários.

Esta praia conta com extensos passadiços, é vigiada durante a época balnear e conta até com espaços verdes e vários equipamentos turísticos.

Para lá chegar basta seguir a EN 125, na direção de Monte Gordo. Por lá encontra estacionamento pago, mas se quiser "fugir" à tarifa local pode optar pelo acesso através da extrema nascente, junto ao Parque de Campismo Municipal, onde o estacionamento é gratuito (mas em terra batida).

Tendo em conta a proximidade com a fronteira, é uma praia também muito procurada por espanhóis.

 

Praia de Faro/Ilha de Faro (Faro) - Capacidade para 12.600 banhistas

 

A apenas 10 km da cidade, a Praia de Faro é um dos principais cartões-de-visita dos milhares de turistas que, todos os anos, por lá passam.

Se passar pelo Centro Náutico pode alugar caiaques e pranchas para remo em pé para explorar os canais do Parque Natural da Ria Formosa.

A praia também disponibiliza zona de sanitários e de duches, bem como cadeira anfíbia.

Com restaurantes, esplanadas e vários hotéis ao longo da extensão do areal, o acesso automóvel nem sempre é fácil: feito apenas por uma ponte que faz a ligação à estrada de Faro, e que, por norma, costuma originar engarrafamentos, durante o verão, nas horas de ponta, vai ter dificuldades em encontrar lugar para estacionar (é gratuito, o que torna tudo mais difícil).

Se preferir, pode optar por uma viagem de autocarro, através da rota 16, a mesma que faz a ligação ao aeroporto, com partidas a cada 30-40 minutos durante o dia da central de autocarros de Faro: o bilhete individual custa 2,25 euros.

 

Praia de Quarteira (Loulé) - Capacidade para 6.600 banhistas

 

Nas últimas décadas a vila de pescadores transformou-se num autêntico resort turístico, com vários hotéis, aparthotéis, casas e apartamentos para passar o período de férias em família ou com amigos.

A Praia de Quarteira tem um areal com quase 2 km de extensão e pode receber até 6.600 banhistas.

Compartimentada por vários molhes, as águas são tranquilas e as rochas ajudam a cortar algum vento que possa surgir. 

De caráter urbano, esta praia conta com vários restaurantes, esplanadas e apoios recreativos durante o verão, ao longo da avenida Infante de Sagres.

Disponibiliza, ainda, cadeira anfíbia, posto de socorros, zona de duches e sanitários.

O acesso é feito a partir do centro da cidade de Quarteira e pode contar com diversos lugares de estacionamento pago ao longo da marginal, ou então um pouco mais para dentro, na Avenida Francisco Sá Carneiro.

 

Praia da Manta Rota (Vila Real de Santo António) - Capacidade para 6.300 banhistas

 

Rodeada por vários empreendimentos turísticos, restaurantes e esplanadas, a Praia da Manta Rota é um um local muito escolhido por famílias, tendo em conta o comprimento da praia, casas para alugar e mar calmo. 

Os passadiços sobrelevados que partem da praça levam os visitantes a percorrer as dunas da praia e a vegetação típica do sotavento arenoso.

A praia conta com zona de sanitários, duches e cadeira anfíbia.

Vigiada durante a época balnear, o acesso automóvel à praia é feito a partir da EN 125, seguindo a direção da Manta Rota. Quando lá chegar encontrará diversos lugares de estacionamento à sua disposição, ou então pelas pequenas ruas da localidade.

 

Praia da Alagoa/Altura (Castro Marim) - Capacidade para 6.000 banhistas

 

Situada junto à localidade de Altura, a Praia da Alagoa, ou Altura como também é chamada, conta com passadiços elevados que permitem aceder a vários pontos do areal.

Com uma área desportiva e apoios à atividade náutica, esta praia é vigiada durante a época balnear, disponibiliza cadeira anfíbia, posto de socorros, zona de sanitários e duches.

Com acesso direto ao centro da localidade de Altura, não será difícil encontrar esplanadas e restaurantes que agradem a toda a família e em segurança.

Para chegar à Praia da Alagoa basta seguir a EN 125, em direção a Altura. Ao longo do troço central da praia o estacionamento é pago.

 

 

As cinco praias do barlavento algarvio com maior lotação

 

Meia Praia (Lagos) - Capacidade para 11.000 banhistas

 

Com um extenso areal que se prolonga por cerca de 5 km entre a Marina e a Ria de Alvor, a Meia Praia é uma das mais conhecidas da zona de Lagos.

Com acessibilidades e apoios para pessoas com mobilidade reduzida, esta praia fica próxima da estação de caminho-de-ferro e conta com zona de duches e sanitários.

Vigiada durante a época balnear, a Meia Praia conta ainda com um Posto de Saúde, que funciona entre as 10h00 e as 20h00.

Se quiser, pode alugar equipamentos para desportos náuticos ou simplesmente experimentar os restaurantes e esplanadas que estão localizados junto ao areal.

Os acessos à Meia Praia são bastante simples: a partir de Lagos basta seguir na direção da Marina. Para estacionar só precisa escolher um dos muitos lugares disponíveis, mas atenção: há algumas zonas em que o serviço é pago.

 

Praia da Rocha (Portimão) - Capacidade para 8.800 banhistas

 

Poucos desconhecem a Praia da Rocha e isso é bem visível durante o verão.

Por aqui é fácil encontrar alojamento, restaurantes e esplanadas.

Com uma rede alargada de passadiços onde se vão multiplicando os equipamentos de apoio aos banhistas, a Praia da Rocha é vigiada durante a época balnear e também tem disponíveis vários espaços recreativos, um posto de primeiros-socorros, zona de duche e sanitários.

O acesso é feito através da cidade de Portimão e vai encontrar vários lugares de estacionamento pago ao longo da Avenida Tomás Cabreira, no miradouro dos Três Castelos e também na marina de Portimão.

 

Alvor Poente (Portimão) - Capacidade para 4.200 banhistas

 

Situada na baía de Lagos, as barreiras do Alvor possibilitaram a existência de uma laguna interior com canais calmos e tranquilos.

É, ainda, uma espécie de santuário para diversas espécies de aves aquáticas, peixes e moluscos.

Os passadiços existentes contribuem para um acesso rápido e fácil à praia.

Com vigilância ao longo da época balnear, disponibiliza cadeira anfíbia, posto de socorros, zona de duches e sanitários. Pode também contar com vários restaurantes e apoios recreativos ao longo do areal.

O acesso à Praia do Alvor Poente é feito a partir da EN 125. O estacionamento é pago e pode ser feito junto à praia ou perto das casas na entrada norte para o percurso de natureza do Alvor.

 

Alvor Nascente - Praia da Torralta e Três Irmãos (Portimão) - Capacidade para 3.600 banhistas

 

Localizada para a nascente da ria, a praia do Alvor Nascente é enquadrada pelas arribas, ilhotas e grutas que dão lugar a um areal extenso.

A maré vazia permite passeios pelas pequenas enseadas, mas é recomendada especial atenção e cautela junto das formações rochosas. Por isso, evite caminhar fora dos trilhos, sobretudo na Torralta.

A praia é vigiada durante a época balnear, tem zona de duches, sanitários, posto de socorros e vários restaurantes e esplanadas.

O acesso é feito pela EN 125 a partir do Alvor, seguindo a direção "Torralta/Praias". Junto à Torralta, o estacionamento é pago. No extremo nascente, na Três Irmãos, pode estacionar de forma gratuita, mas os lugares disponíveis são em terra batida.

 

Praia da Rocha Baixinha - Nascente (Albufeira) – Capacidade para 3.400 banhistas

 

O areal da Praia da Rocha Baixinha Nascente é extenso, delimitado a nascente pelos molhes da Ribeira de Quarteira e pela Marina de Vilamoura.

Os passadiços sobrelevados permitem atravessar as dunas em total conforto e impedem a destruição da vegetação local.

A praia é vigiada durante a época balnear, disponibiliza cadeira anfíbia, posto de socorros, zona de duches e sanitários. Encontra, ainda, restaurantes e esplanadas para aproveitar o cenário envolvente.

O acesso é feito a partir da Aldeia das Açoteias. Após 3 km em estrada pavimentada, o caminho segue em terra batida durante mais 2 km. Os últimos 300 metros do percurso têm de ser feitos a pé.

 

Consulte o mapa com as localizações das 10 praias algarvias com capacidade para acolher mais banhistas: