Ouça a M80, faça o download da App.
Redação / Agência Lusa
25 outubro 2020, 18:11
Partilhar

Primeiro-ministro e Presidente da República felicitam os dois heróis portugueses do Giro

Primeiro-ministro e Presidente da República felicitam os dois heróis portugueses do Giro
Redação / Agência Lusa
25 outubro 2020, 18:11
João Almeida e Rúben Guerreiro fizeram hoje história na Volta a Itália em Bicleta.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje João Almeida (Deceuninck-QuickStep), quarto na geral final da Volta a Itália, e Ruben Guerreiro (Education First), vencedor da classificação da montanha, por terem feito "duas prestações extraordinárias".

Numa nota publicada no sítio 'online' da Presidência, é notado que os dois ciclistas "fizeram história com duas prestações extraordinárias que durante as últimas três semanas empolgaram todos os portugueses".

"Estes registos constituem a melhor prestação de sempre de ciclistas portugueses no Giro, fizeram jus à história do ciclismo nacional, honraram o nome de Portugal e merecem o reconhecimento do Presidente da República", pode ler-se na nota. 

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou hoje João Almeida (Deceuninck-QuickStep), quarto na geral final da Volta a Itália, e Ruben Guerreiro (Education First), vencedor da classificação da montanha, destacando o dia histórico e de orgulho para o ciclismo português.

?As minhas felicitações a João Almeida, pelo resultado histórico, e a Ruben Guerreiro, pela conquista da camisola azul. Dia histórico, de orgulho para o ciclismo português?, escreveu na sua conta na rede social Twitter.

Segundo António Costa, foi com ?grande emoção? que acompanhou a dupla portuguesa no Giro, prova na qual Almeida liderou durante 15 dias a geral, acabando no quarto posto, e Guerreiro conseguiu vencer uma das principais classificações, a da montanha, um feito inédito para o ciclismo português, além de triunfar na nona de 21 etapas.

A 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta terminou hoje, com a vitória do britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS), após a conclusão do contrarrelógio individual da 21.ª etapa, em Milão.