Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
04 março 2021, 13:20
Partilhar

Comprou tigela por 30 euros numa venda de garagem que afinal vale milhares de euros

Comprou tigela por 30 euros numa venda de garagem que afinal vale milhares de euros
Associated Press
Redação
04 março 2021, 13:20
Artefato raro chinês do século XV vai ser leiloado na Sotheby´s dentro de duas semanas. 

Um entusiasta de antiguidades, que preferiu não ser identificado, encontrou uma pequena tigela de porcelana numa venda de garagem e achou que poderia ser algo mais especial.

Comprou-a por cerca de 30 euros e confirmou depois que afinal é um artefato raro chinês que pode valer entre 250 mil a 415 mil euros. A descoberta aconteceu no estado norte-americano de Connecticut e a tigela branca com várias pinturas a azul vai ser leiloada no dia 17 de março.

O comprador enviou posteriormente fotografias e algumas informações para a Sotheby´s e pediu uma avaliação à peça. Angela McAteer e Hang Yin, especialistas em cerâmica e arte chinesas desta casa de leilões explicam à Associated Press que recebem inúmeros e-mails deste tipo todas as semanas, mas desta vez, “ficou imediatamente claro que estávamos a ver algo realmente muito especial”. O estilo da pintura, a forma da tigela e até a cor azul são bastante característicos daquele período da porcelana do início do século XV.

Quando viram pessoalmente o artefacto confirmaram que remonta ao ano de 1400, durante o reinado do imperador Yongle, o terceiro governante da Dinastia Ming.
A maioria das outras seis tigelas estão em museus, em Taiwan, em Inglaterra e no Irão. 

Permanece o mistério sobre como é que uma peça tão rara e valiosa foi parar a uma venda de garagem. Angela McAteer, que é também vice-presidente da Sotheby´s diz que é possível que tenha passado entre várias gerações da mesma família que não sabiam que se tratava de algo tão único.