Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
04 março 2021, 15:50
Partilhar

Recital de Maria João Pires em direto no Mezzo Live no Dia Internacional da Mulher

Recital de Maria João Pires em direto no Mezzo Live no Dia Internacional da Mulher
DR
Agência Lusa
04 março 2021, 15:50
Um recital da pianista Maria João Pires domina a programação dos canais Mezzo, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.


Um recital da pianista Maria João Pires domina a programação dos canais Mezzo, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, anunciou a estação francesa dedicada à música erudita, à ópera, à dança e ao jazz.

Transmitido em direto da Fundação Singer-Polignac, em Paris, ao início da noite de 08 de março, o recital inclui algumas das obras-chave do repertório da pianista, destacando-se a Sonata em Lá maior, D.664, de Franz Schubert, e a "Suite bergamasque", de Claude Debussy.

Maria João Pires interpretará ainda o "Impromptu n.º 3, D.935", do compositor austríaco, e o "Arabesque n.º1", do compositor francês.

A pianista é a figura em destaque, no 'site' da Mezzo TV, nas páginas de uma programação exclusivamente dedicada a mulheres compositoras e intérpretes.

A programação de ópera vai buscar personagens femininas que marcaram o repertório, como "Carmen", de Bizet, "Lady Macbeth de Mzensk", de Chostakovitch, e "Lulu", de Alban Berg, e cantoras como Joyce DiDonato, Elina Garanca, Sabine Devieilhe e Susan Graham protagonizam algumas das emissões.

As maestrinas Ariane Matiakh, Cathrine Winnes, Elin Chan, Emmanuelle Haïm, Laurence Equilbey, Marin Alsop, Mirga Grazinyte-Tyla e Susanna Mälkki são outros nomes para a programação dos canais Mezzo e Mezzo Live, em redor do dia 08 de março.

Na área do jazz os destaques vão igualmente para mulheres: as cantoras Dianne Reeves e Susanne Abbuehl, a pianista Renee Rosnes, a baterista Anne Paceo, as trompetistas Airelle Besson e Ingrid Jensen, as saxofonistas Anat Cohen e Melissa Aldana.

Na dança, são recordadas obras obras das coreógrafas Anne Teresa De Keersmaeker, Eva Yerbabuena, Blanca Li, Carolyn Carlson.
Documentários a transmitir entre domingo, dia 06, e quarta-feira, dia 09, têm em vista músicos como as pianistas Katia e Marielle Labèque ("The Labèque Way"), a soprano Barbara Hannigan ("I am a creative animal") e a pianista Martha Argerich, no contexto da relação com Steven Kovacevich, num filme dirigido pela filha de ambos, Stéphanie Argerich ("Bloody Daughter").

No dia 08, será transmitido o documental "She composes like a man" ("Ela compõe como um homem"), dirigido por Anders Lindstad, com narração da maestrina Cathrine Winnes, que aborda o universo de mulheres compositoras, como Clara Schumann, Fanny Mendelssohn, Lili Boulanger, Grazyna Bacewicz e Kaija Saariaho.

O recital de Maria João Pires será transmitido em direto na terça-feira, 08 de março, a partir das 20:00 locais (19:00, em Portugal Continental), no Mezzo Live, com realização de Guillaume Klein e uma duração prevista de hora e meia.

A programação pode ser consultada a partir de mezzo.tv.