Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
04 março 2021, 16:37
Partilhar

Graça Freitas diz que ainda é cedo para uma decisão sobre os festivais de verão

Graça Freitas diz que ainda é cedo para uma decisão sobre os festivais de verão
Rodrigo Antunes | EPA
Redação
04 março 2021, 16:37
Numa entrevista dada ontem à RTP3, a diretora-geral da Saúde disse que é "muito cedo" para dizer de uma forma clara se os eventos podem acontecer este ano.


Graça Freitas foi entrevistada ontem no programa Grande Entrevista na RTP3 para falar do estado da pandemia em Portugal. Quando questionada sobre a possibilidade da retoma dos eventos culturais, sobretudo da realização dos festivais de verão, a diretora-geral da Saúde afirmou que ainda é "muito cedo" para dizer taxativamente se esse tipo de eventos podem acontecer este ano"

Graça Freitas apontou a Inglaterra como um ponto de referência para ajudar à tomada de decisões nesta matéria. "Vamos ter ali [Inglaterra] um laboratório, bem como em outros países. Conseguiremos ver como foi o impacto disso, espectáculos com muita gente", acrescentou.

O Reino Unido, que já apresentou o plano de desconfinamento, vai proceder à realização de eventos com a presença de público que será testado à Covid-19. Graça Freitas garante que Portugal vai estar atento às conclusões deste tipo de testagem.

Os promotores de espetáculos portugueses estão a considerar realizar eventos experimentais, logo após o período de confinamento, para que se perceba em que condições podem acontecer os festivais de música. A proposta foi entregue às autoridades de saúde. Sobre esses eventos-piloto Graça Freitas disse que a Direção-Geral da Saúde ainda não tomou qualquer decisão.

Por enquanto, praticamente todos os festivais portugueses continuam marcados para 2021. Apenas o NOS Primavera Sound foi adiado para 2022.

O Governo vai apresentar o plano de desconfinamento para o país no próximo dia 11 de março.