Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
04 março 2021, 19:26
Partilhar

Autárquicas: Moedas diz que o seu "sonho" é ser presidente da CML e não outro

Autárquicas: Moedas diz que o seu "sonho" é ser presidente da CML e não outro
LUSA
Agência Lusa
04 março 2021, 19:26
O antigo comissário europeu é o candidato do PSD à capital.

O ex-comissário europeu Carlos Moedas afirmou hoje que o seu objetivo é ser presidente da Câmara de Lisboa e não outro, quando questionado sobre as suas ambições políticas no PSD.

“Eu estou aqui para ser presidente da Câmara Municipal de Lisboa, deixei a minha vida toda para me concentrar neste projeto, neste objetivo, e os que me conhecem sabem que, em todos os mandatos políticos em que me concentrei foi para levá-los até ao fim”, disse.

Carlos Moedas assegurou que o seu “projeto de vida é ser presidente da Câmara Municipal de Lisboa”, considerando que existe “uma oportunidade” de construir uma alternativa na capital.

“Este é o meu sonho, não tenho outro”, assegurou.

Questionado se, em caso de derrota, assumirá o cargo de vereador respondeu afirmativamente, embora não querendo colocar esse cenário.

“Estou aqui para ganhar e a convicção que tenho é que vamos conseguir ganhar, porque vamos aglomerar muita gente (…) Sim, assumirei se esse for o caso, que não será”, disse.

Carlos Moedas agradeceu o “apoio incondicional” do presidente do PSD, Rui Rio, que considerou exercer o seu mandato “numa situação muito difícil” do país, no meio de uma pandemia.

“É uma pessoa que me deu todo o apoio e vamos continuar a trabalhar. Eu em Lisboa, com uma coligação largada, mas eu sou membro do PSD e estarei sempre aqui para ajudar o meu partido e o líder do meu partido”, afirmou.

Moedas escusou-se a responder à pergunta se falou ou não com o antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho - de quem foi secretário de Estado - neste processo, dizendo que as “conversas entre amigos são privadas”.

Também sem resposta ficou a pergunta se falou com o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, antes ou depois de aceitar o convite.

“Qualquer conversa que possa ter tido ou não, não confirmo nem desminto”, disse.

Questionado sobre a dificuldade da tarefa de vencer Lisboa - o PSD teve pouco mais de 11% nas últimas autárquicas na capital -, Moedas reiterou a ambição de vencer.

“Os números do passado são o que são, o que farei é dar tudo o que tenho, falar com as pessoas daqui até às eleições e tenho a ambição de vencer, as pessoas querem uma alternativa”, considerou.

Moedas chegou mesmo a dizer que o desafio de concorrer a Lisboa foi “um chamamento” ao qual “não podia dizer que não”.

O ex-comissário europeu foi apresentado na semana passada como candidato do PSD, tendo já recebido o apoio do presidente do CDS-PP, e mantido reuniões com a Iniciativa Liberal e outros partidos sem representação parlamentar como o PPM, MPT ou Aliança.

Nas últimas autárquicas, em 2017, PSD e CDS-PP concorreram separados à Câmara Municipal de Lisboa, numas eleições ganhas pelo socialista Fernando Medina, que obteve 42% dos votos e perdeu a maioria absoluta na capital.

A então líder do CDS-PP Assunção Cristas ficou em segundo lugar, com 20,6% (perto de 52 mil votos), numa candidatura apoiada também por MPT e PPM e que elegeu quatro vereadores.

Nessa eleição, o PSD teve como candidata a então deputada Teresa Leal Coelho, que ficou em terceiro lugar, com 11,2% (correspondentes a pouco mais de 28 mil votos), elegendo dois vereadores.