Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
26 março 2021, 13:33
Partilhar

Tory Burch: Há mais produtos com "inspiração" em Portugal para além das camisolas poveiras

Tory Burch: Há mais produtos com "inspiração" em Portugal para além das camisolas poveiras
INSTAGRAM DE TORY BURCH
Redação
26 março 2021, 13:33
A designer de moda tem também uma linha de peças de cerâmica que está igualmente a dar polémica.

Tory Burch é a estilista norte-americana que tem estado a ser fortemente atacada nas redes sociais por estar a vender camisolas poveiras como sendo uma criação sua. As peças estavam a ser vendidas no site da marca norte-americana por quase 700 euros (quase dez vezes mais do que as originais) e com a indicação de que seria de inspiração mexicana.

 

Tory Burch já pediu desculpa pelo "lapso" e diz que quer ajudar as artesãs que produzem as camisolas poveiras em Portugal. Mudou também o nome no site para "Póvoa de Varim - inspired sweater" e aparece um link para o site da autarquia da Póvoa de Varzim na descrição da peça.

 

 

Ao Jornal de Notícias, a autarquia diz que quer mais do que isso e já começou a discutir um protocolo com a marca da estilista e designer norte-americana.

Mas, com esta exposição toda, os internautas portugueses perceberam que não é a primeira vez que Tory Burch "vem buscar" inspiração à cultura de Portugal.

No site da marca com o nome da estilista existe uma coleção de peças de cerâmica com inspiração na natureza, mais precisamente em alimentos como vegetais. As parecenças com as centenárias loiças Bordallo Pinheiro são facilmente visíveis e os preços são bastante superiores aos da marca portuguesa.

Perante estas duas situações, as redes sociais de Tory Burch têm sido inundadas com comentários de portugueses. 

 


 

Quem é Tory Burch?

 

Tory Burch, 54 anos, é designer de moda, empresária e filantropa. É dona de um império de moda, tem um património avaliado em quase mil milhões de dólares e em 2020 estava no lugar 88 das mulheres mais poderosas, de acordo com a lista da Forbes.

Tem uma marca em nome próprio desde 2004 e ao longo dos anos tem angariado vários prémios pelas peças que desenha.

Em 2009 lançou uma fundação com o seu nome onde promove o empreendedorismo das mulheres nos Estados Unidos da América.