Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
03 maio 2021, 12:31
Partilhar

Evento-piloto com cinco mil pessoas em Liverpool

Evento-piloto com cinco mil pessoas em Liverpool
Danny Lawson (Associated Press)
Redação
03 maio 2021, 12:31
Minifestival foi à antiga, sem máscaras e sem distanciamento.

Decorreu ontem um minifestival de música na cidade inglesa Liverpool, no Sefton Park, com cinco mil pessoas concentradas, sem distanciamento e sem máscaras - tal como nos tempos pré-pandémicos.

O acontecimento de ontem foi um evento-piloto, em que os cinco mil presentes sujeitaram-se testes rápidos de antigénio à covid-19, cuja entrada no recinto dependia do resultado negativo. Os festivaleiros farão depois novo teste à covid-19 na sexta-feira para se perceber qual o impacto viral de um evento desta dimensão. 

Se não tivesse havido teste à covid-19 e oficiais a tirarem notas no recinto, poderia dizer-se que o festival decorreu ao estilo antigo.

Este evento-piloto permite às autoridades britânicas aferirem se há condições para a reabertura da época dos festivais sem restrições na Gra-Bretanha a partir de 21 de junho.

A banda de indie pop inglesa Blossoms foi o nome mais forte do cartaz. Desta vez, os músicos foram menos notícia do que propriamente a funcionalidade do concerto. A novidade aqui é o premonitório regresso à normalidade. Parece contraditório mas o normal (pessoas lado a lado e sem máscara) torna-se notícia.