Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
04 maio 2021, 17:51
Partilhar

Agricultor alterou fronteira. Bélgica ficou maior e França mais pequena

Agricultor alterou fronteira. Bélgica ficou maior e França mais pequena
Facebook de David Lavaux
Redação
04 maio 2021, 17:51
Sem querer, poderia ter criado um incidente diplomático entre os dois países, mas felizmente o caso foi encarado com risos nos dois lados da fronteira.

Poderia ter causado um incidente diplomático, mas acabou por causar “apenas” algumas gargalhadas.

Um agricultor belga arrastou uma pedra que estava a bloquear a passagem do seu trator e acabou por alterar os limites da fronteira entre a Bélgica e França. A pedra era afinal um marcador com cerca de 200 anos que determina naquele local o limite dos territórios dos dois países.

Um morador local deu conta que a pedra tinha sido arrastada cerca de dois metros para dentro de território francês, aumentando a dimensão da Bélgica e diminuindo o território de França.

A história é contada pela BBC que cita o autarca da vila belga de Erquelinnes, onde está situado o marcador. “Ele aumentou a Bélgica e diminuiu a França, o que não é uma boa ideia. Eu fiquei satisfeito porque a minha vila ficou maior, mas o autarca de Bousignies-sur-Roc (do lado francês) não concordou”, disse em tom de brincadeira David Lavaux.

 

Apesar de ter sido um incidente, este agricultor poderia ter de responder perante a justiça porque aumentou a delimitação geográfica da Bélgica. No entanto, as autoridades já vieram garantir que o caso não precisa de ir tão longe e que a pedra voltará a ser colocado no local indicado.

Este marco que limita a fronteira entre os dois países está naquele local desde 1815, ano em que ocorreu a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo.