Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
05 maio 2021, 09:38
Partilhar

Red Hot Chili Peppers: venda à vista do seu catálogo de canções

Red Hot Chili Peppers: venda à vista do seu catálogo de canções
Kent Gilbert (Associated Press) - arquivo de 2002
Redação
05 maio 2021, 09:38
Reportório de mais de 35 anos conta com temas como 'Under the Bridge' ou 'Give It Away'.

Os Red Hot Chili Peppers estão a caminho de vender todo o seu catálogo de canções num negócio que o New York Post calcula que seja de 140 milhões de dólares (mais de 110 milhões de euros).

A Hipgnosis é a empresa que está em vias de adquirir a chamada propriedade intelectual de um reportório de mais de 35 anos da banda norte-americana onde constam canções populares como 'Under the Bridge', 'Give It Away', 'Scar Tissue' ou 'Californication'.

Os titulares da venda em perspetiva são acima de tudo os membros permanentes Anthony Kiedis (vocalista) e Flea (baixista), a que se juntam outros músicos que foram fazendo parte do grupo, entre os quais o baterista Chad Smith e o guitarrista John Frusciante, que fazem parte da formação atual.

Os Red Hot Chili Peppers criaram um som personalizado, onde diluíram de forma invulgar o funk em canções marcadamente rock. A energia transbordante em palco e um carisma alargado a toda a banda foram outras mais-valias que fizeram dos Chili Peppers um nome de topo. 

Tem havido uma série de vendas milionárias de catálogos de canções por parte de nomes sonantes, como Bob Dylan, Paul Simon ou, de forma mais parcial, Neil Young.