Twitter pede aos utilizadores para serem mais simpáticos
Sejam mais simpáticos, menos ofensivos e pensem duas vezes antes de publicarem um conteúdo ou responderem a uma publicação. É este o objetivo do Twitter que pretende tornar esta rede social menos agressiva e desagradável.
Para isso, os responsáveis da plataforma começaram a testar uma nova ferramenta que pede aos utilizadores para analisarem e repensarem as respostas que escrevem e que podem ser abusivas ou prejudiciais.
A empresa revela que já fez simulações com esta nova ferramenta (ainda só disponível para as contas em língua inglesa) e a boa notícia é que os resultados foram positivos, ou seja, ou uma redução dos conteúdos mais ofensivos.
A ferramenta que tem vindo a ser testada ao longo do último ano, funciona como um alerta e pede ao utilizador em questão para pensar bem se pretende mesmo publicar uma resposta considerada ofensiva.
Na conta oficial do Twitter, foi publicado na quarta-feira, 5 de maio, um post onde os responsáveis da rede social explicam o objetivo e anunciam esta nova funcionalidade.
“Quando as coisas aquecem, você pode dizer coisas que não quer dizer. Para que possa repensar a sua resposta, estamos a testar uma ferramenta para IOs com um aviso que lhe dá a opção de rever a sua resposta antes de a publicar, caso tenha linguagem ofensiva.”
When things get heated, you may say things you don't mean. To let you rethink a reply, we’re running a limited experiment on iOS with a prompt that gives you the option to revise your reply before it’s published if it uses language that could be harmful.
— Twitter Support (@TwitterSupport) May 5, 2020
O Twitter revelou através do seu blog que as mensagens de alerta levaram 34% das pessoas a rever a resposta inicial ou a decidir não enviar a resposta.
A rede social concluiu que as respostas ofensivas diminuíram 11%, após o aviso.
You had feedback about prompts to revise a reply so we made updates:
— Twitter Support (@TwitterSupport) August 10, 2020
?? If you see a prompt, it’ll include more info on why you received it
?? We've improved how we consider the context of the conversation before showing a prompt
This is now testing on Android, iOS, and web. pic.twitter.com/rxdttI1zK2
As estatísticas mais recentes do Twitter, referentes ao período de janeiro a junho do ano passado, mostram que a plataforma removeu conteúdo potencialmente ofensivo publicado por 1,9 milhões de contas e suspendeu 925.700 contas por violação das regras do Twitter.
O debate sobre este problema de conteúdos ofensivos ou abusivos ganhou ainda mais destaque depois desta rede social ter decidido suspender a conta do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão tomada pelo Twitter e logo a seguir pelo Facebook aconteceu após as publicações de Trump que deram origem aos distúrbios no Capitólio, no dia 6 de janeiro.