Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
08 junho 2021, 13:27
Partilhar

Estados Unidos recebem mini Estátua da Liberdade

Estados Unidos recebem mini Estátua da Liberdade
AP Photo/Francois Mori
Redação
08 junho 2021, 13:27
Réplica mais pequena da Estátua da Liberdade será exibida nas celebrações do dia da Independência Americana.

Os Estados Unidos da América vão ter uma versão mais pequena da Estátuta da Liberdade, que será exibida nas celebrações do dia da Independência americana, a 4 de julho.

A estátua de bronze, de quase três metros de altura, fará uma viagem de nove dias através do Oceano Atlântico no final deste mês, navegando a bordo de um porta-contentores do porto francês de Le Havre até Baltimore. Segundo a agência de notícias Associated Press, será então transportada para a ilha Ellis, chegando a tempo das celebrações do 4 de julho.

Posteriormente, a mini ‘Dama da Liberdade’ será exposta nos jardins da embaixada de França em Washington D.C., chegando lá a tempo da celebração do dia da Bastilha Francesa a 14 de julho. A estátua ficará lá durante a próxima década.

A monumental estátua no porto de Nova Iorque, do escultor Auguste Bartholdi, simboliza a hospitalidade dos americanos, que durante anos receberam imigrantes em busca de refúgio e liberdade. Um presente para a América em 1885, serve também como monumento à amizade franco-americana.

O representante da embaixada Francesa, Liam Wasley, compara a estátua da liberdade à Torre Eiffel, e afirma: “um ícone que simboliza não só a liberdade, mas também a riqueza da relação entre os dois países”.

A versão mais pequena com destino aos Estados Unidos tinha sido exibida em Paris no Musée des Arts et Metiers.