A m80 em Direto

07h às 11h
Redação
17 junho 2021, 17:36
Partilhar

Apresentação de certificado verde vai substituir comprovativo de testes em eventos

Partilhar
LUSA
Redação
17 junho 2021, 17:36
Para já, um espectador sem comprovativo de testes à covid-19 arrisca-se a ser multado.

Após a reunião de Conselho de Ministros ocorrida hoje, a Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva (na foto), anunciou à imprensa que o "certificado verde digital, que já está a ser emitido, substitui a apresentação de testes" à covid-19 em eventos. O certificado verde digital constitui prova de que "uma pessoa foi vacinada contra a Covid-19, que recebeu um resultado negativo num teste ou que recuperou da Covid-19”, segundo explicação do site da Comissão Europeia.

Presentemente, apesar da DGS usar o termo de "recomendação" para a realização de testes, quando uma pessoa se desloca a eventos, esse cidadão corre o risco de multa, caso não tenha em posse prova de testes à covid-19, conforme avisa Mariana Vieira da Silva. "Relativamente aos testes nos diversos eventos, a fiscalização varia conforme a entidade que organiza o evento - nuns casos, pode ser a ASAE, noutros casos as forças de segurança. A contra-ordenação está prevista no decreto-lei das contra-ordenações já há muitos meses. Nos sítios onde for obrigatório o teste, a multa está definida. O que fizemos foi acrescentar alguns eventos nessa lista em que é necessário mostrar o teste".

Estas medidas surgem no decurso do agravamento de número de casos de infeção da covid-19 no país, sobretudo na área de Lisboa e Vale do Tejo, e dos receios face à nova variante do vírus, designada de Delta.


 

Partilhar