Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
03 setembro 2021, 17:42
Partilhar

ABBA: as canções que sabemos de cor

ABBA: as canções que sabemos de cor
Facebook Oficial Abba
Redação
03 setembro 2021, 17:42
O quarteto sueco anunciou o regresso. Resgatamos algumas das canções mais icónicas, que sabemos cantar de uma ponta à outra.


Podemos considerar que a semana que passou foi da inteira responsabilidade dos ABBA. Afinal de contas, o quarteto sueco anunciou um regresso histórico, com a edição de um novo disco de originais - o "Voyage" - bem como uma série de concertos em formato digital. Na verdade, será uma experiência artística que recorre à tecnologia de avatares, que forma as figuras humanas ao seguir os movimentos de quem está a ser recriado. Neste caso muito particular, no palco estarão os "abbatars" de Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad. Os quatro - cujos os nomes pomposos requerem fôlego quando os dizemos de uma só vez - vão estar acompanhados por uma banda de dez músicos.

O arranque dos concertos está marcado para o dia 27 de maio de 2022. A cidade escolhida foi Londres, no Reino Unido, sendo que para a ocasião vai ser construída uma arena de raiz. Isso mesmo, leu bem. Os bilhetes para os espetáculos vão ser postos à venda na terça-feira, dia 7 de setembro, para o público em geral.  Mais cedo, no domingo, estarão à venda para quem adquirir o disco (na forma de pré-encomenda) no site

"Já não fazíamos música juntos há algum tempo. Há quase 40 anos. Fizemos uma pausa na primavera de 1982 e agora decidimos que está na altura de meter um ponto final nessa pausa. Obrigado por terem esperado. Está na hora de começar uma nova viagem", escreveram os ABBA sobre o regresso aos discos e, de certa forma, aos palcos.

Mais informações sobre o regresso:  o novo disco, o primeiro em 40 anos, vai ser lançado a 5 de novembro pela Universal. O álbum agrega 10 canções - 8 das quais estão prontas a estrear. Duas dessas novas canções - 'I Still Have Faith In You' e 'Don't Shut Me Down' - foram lançadas no dia em que foi feito o anúncio oficial do regresso. A fórmula permanece a mesma, só ainda não as sabemos de cor, mas não faltará muito para que isso aconteça. 
 


Posto isto, só precisávamos de uma desculpa para reunir duas mãos cheias de hits que meteram o mundo a dançar ou a suspirar desde os anos 70.

Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad estão de volta. É tempo de voltar com à pista de dança e entoar os hits como se ninguém estivesse a ver. Prontos?

1. 'Dancing Queen' - assim dança a mais fina realeza da pop

 

 

2. Waterloo - batalha vencida na Eurovisão em 1974. Ganharam os suecos.
 



3. Take A Chance On Me - afinal quem é que inventou a máxima "cada um no seu quadrado"?
 

 

4. Mamma Mia - a canção de amor sofrido mais animada do universo
 

 

5. Super Trouper - uma canção sobre o efeito dos holofotes
 


6. Voulez-Vous - o tema que começou a ganhar forma numa viagem às Bahamas
 


7. The Winner Takes It All - esta é para refletir
 

 

8. Thank You For The Music - não, nós é que agradecemos

 

9. Chiquitita que em espanhol significa "pequenita"



E por falar em espanhol...

 



10. Gimme, Gimme, Gimme - o ritmo da história de uma jovem à procura do amor

 


11. Fernando - a versão original (sueca) versava sobre o amor, mas a versão inglesa é sobre dois combatentes da revolução mexicana de 1910, que lutaram contra a ditadura