Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
15 setembro 2021, 12:00
Partilhar

John Lydon, dos Sex Pistols, diz que está falido

John Lydon, dos Sex Pistols, diz que está falido
John Lydon dos Sex Pistols no Roxy, Califórnia, 2007. Foto de Chris Pizzello/Associated Press
Redação
15 setembro 2021, 12:00
Derrota de processo em tribunal por causa do uso de músicas dos Sex Pistols em série de televisão agravou a situação financeira do rocker.

Em entrevista ao Daily Telegraph, o ex-vocalista dos Sex Pistols, John Lydon, diz estar em situação de bancarrota e com dificuldades de pagar os cuidados de saúde da sua esposa, Nora Forster, que sofre de alzheimer. "Não tenho mais poupanças, empréstimos ou pensões. Não tenho nada. Estou lixado e afundado de tantas maneiras".

O lendário ícone do punk queixa-se de que a recente derrota do caso em tribunal movido pelos seus ex-colegas dos Sex Pistols agravou os seus problemas financeiros. John Lydon tinha tentado impor o direito de veto à autorização do uso de músicas dos Sex Pistols na série televisiva Pistol, sobre a controversa banda londrina, que está a ser realizada por Danny Boyle, contra a vontade dos restantes membros da formação: o guitarrista Steve Jones, o baterista Paul Cook, o baixista Glen Matlock e a representação patrimoniais do malogrado Sid Vicious. O acordo em tempos celebrado entre todos os membros dos Sex Pistols (incluindo John Lydon) em que a regra da maioria seria prevalecente nas decisões sobre o património da banda, foi defendida e ganha em tribunal pelos queixosos: os membros vivos da banda Steve Jones, Paul Cook e Glen Matlock.

Com esta decisão judicial, as músicas dos Sex Pistols podem ser usadas na série em produção Pistol, da FX, subsidiária da Disney. A série de seis episódios será estreada no próximo ano. São personagens desta série os membros dos Sex Pistols e ainda outras figuras ligadas à banda, como o manager Malcom McClaren, a sua mulher e estilista Vivienne Westwood, modelos que influenciariam a iconografia visual do punk como Pamela Rooke, a namorada de Sid Vicious, Nancy Spungen, e ainda vários músicos próximos dos Sex Pistols, como Billy Idol ou Chrissie Hynde (vocalista dos Pretenders).    

John Lydon categoriza os seus ex-colegas dos Sex Pistols como "maliciosos". Sobre o processo em tribunal, define-o como "um rolo compressor de confusões que me custou milhões”. E arrasa o canal televisivo encarregue da série, a FX. "Isto tornou-se uma batalha entre o dinheiro da Disney e eu. Quem é que acham que vai ganhar? Os Sex Pistols tornaram-se propriedade do Rato Mickey". 

John Lydon tinha como alter-ego o nome de Johnny Rotten durante a sua atividade nos Sex Pistols. Os Public Image Ltd (conhecidos como PIL) foram o projeto que o envolveu durante mais tempo, com uma discografia de dez álbuns - bem mais extensa que a curta obra dos Sex Pistols.