Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
18 outubro 2021, 10:07
Partilhar

Coleção do Museu do Caramulo reforçada com duas obras de Pablo Picasso

Coleção do Museu do Caramulo reforçada com duas obras de Pablo Picasso
museudocaramulo.pt
Agência Lusa
18 outubro 2021, 10:07
São duas peças de cerâmica.

A coleção de arte do Museu do Caramulo foi reforçada com duas obras de Pablo Picasso, que poderão em breve ser vistas pelo público, avançou à agência Lusa o presidente da direção da instituição, Salvador Patrício Gouveia.

As duas peças de cerâmica ? uma travessa Cena de Toureio e um prato Pássaro, que fazem parte de edições limitadas realizadas pelo Atelier Madoura (França) ? foram doadas ao museu e estarão expostas após a reabertura ao público da exposição de arte, que se encontra temporariamente encerrada devido a obras de requalificação.

?Estamos neste momento a montar as peças e esperamos reabrir a exposição de arte até ao final do ano?, disse Salvador Patrício Gouveia.

A travessa pintada foi concebida em 1949, enquanto o prato é de 1963.

Segundo o Museu do Caramulo, foi no atelier do sul de França que, em 1946, ?Picasso deu os primeiros passos no mundo da cerâmica, para o revolucionar em poucos anos?.

?A sua extraordinária criatividade e capacidade de trabalho levaram-no a criar centenas de peças de grande originalidade que influenciaram e continuam a influenciar gerações de ceramistas. Muitas destas foram posteriormente selecionadas para serem reproduzidas?, acrescenta.

As touradas e os animais (concretamente as aves) foram alguns dos temas que mais estimularam o autor.

Salvador Patrício Gouveia disse à Lusa que as peças agora doadas se juntam a duas peças originais de Pablo Picasso (1881?1973), igualmente em exposição permanente no Museu do Caramulo: uma natureza morta (óleo sobre tela, de 1947) e uma mulher-garrafa (em faiança policromada, de 1948).

O responsável contou que as peças de cerâmica faziam parte do espólio pessoal de Isabel Cudell Gouveia e Madalena Cudell Gouveia, que as doaram ao museu.

O Museu do Caramulo, que tem quase 70 anos e já foi visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, alberga uma coleção de arte, uma de automóveis, motos e bicicletas e uma de brinquedos antigos.