Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
18 outubro 2021, 10:47
Partilhar

Prince: revelada maqueta de 'Do Me Baby'

Prince: revelada maqueta de 'Do Me Baby'
Liu Heung Shing (Associated Press)
Redação
18 outubro 2021, 10:47
Mais uma relíquia retirada do cofre musical de Paisley Park.

A comemorar os 40 anos do álbum de Prince, "Controversy", foi publicada nas várias plataformas digitais a maqueta de uma das mais célebres baladas do disco, 'Do Me Baby'. A maqueta é de 1979 e foi descoberta no chamado The Vault, o mítico cofre de Paisley Park (o complexo de estúdios caseiro de Prince), que armazena milhares de gravações inéditas de Prince, incluindo uma imensidão de originais.

Esta gravação 'Do Me Baby' (Demo) vai ser editada fisicamente em cassete, em 1971 réplicas do formato em que foi o original descoberto, incluindo a letra manuseada de Prince. O outro formato físico em que 'Do Me Baby' (Demo) é lançado é num vinil de cor púrpura. 

 

"Controversy" é o quarto álbum de Prince, que antecede uma projeção comercial maior nos álbuns "1999" (de 1982) e sobretudo "Purple Rain" (de 1984). O disco, ainda assim, é assinalado por temas que se tornariam icónicos no percurso de Prince, como o tema-título e a balada noticiada, Do Me Baby, na sua versão de estúdio mais trabalhada e alongada.   

 

Tal como Neil Young, Prince foi tendo a sua colecção de álbuns gravados e postos de lado. O bicho criativo levava Prince a essa abundância e ao luxo de deixar álbuns prontos na gaveta. Estima-se que oito mil canções deste génio desmedido estejam por publicar. 
 
Em 2010, seis anos antes de morrer, Prince foi para a uma digressão europeia com um álbum que nunca saiu. Esse disco chama-se “Welcome 2 America” e foi lançado em julho passado. O álbum em causa tem uma marca muito política, com uma mensagem social muito crítica para com as desigualdades sociais nos Estados Unidos. Gravado no rescaldo da grande crise económica de 2008, “Welcome 2 America” é só publicado um ano depois do movimento Black Lives Matters, motivado pela morte por sufocamento de George Floyd, sob repressão policial. As fitas de gravação estavam fechadas no grande cofre do seu complexo caseiro de estúdios de Paisley Park, o tal The Vault.