Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
22 outubro 2021, 16:46
Partilhar

Portugal esta no top 15 dos países com melhor sistema energético

Portugal esta no top 15 dos países com melhor sistema energético
Imagem de jplenio por Pixabay
Redação
22 outubro 2021, 16:46
O país subiu cinco posições no ranking desenvolvido pelo Conselho Mundial de Energia.

Portugal está no 14.º lugar de um ranking desenvolvido pelo Conselho Mundial de Energia, tendo subido cinco posições neste índice que avalia o nível de segurança energética, a equidade na oferta de energia e ainda o respetivo impacto ambiental. 

A Suíça lidera este ranking numa lista de 127 países e logo a seguir surge a Suécia e a Dinamarca, segundo informação avançada em comunicado pela consultora Oliver Wyman que colaborou com o Conselho Mundial de Energia na elaboração deste estudo. 

Em termos de sustentabilidade ambiental, o índice mede a forma como os países estão a fazer a transição do sistema energético para combater as alterações climáticas, um ponto fundamental para alcançar as metas ambientais do Acordo de Paris, ou seja, abrandar o ritmo do aquecimento global para evitar que a temperatura suba mais de 2ºC até ao final do século. Neste tópico da sustentabilidade ambiental, Portugal ficou em 23º lugar, acima da Itália, do Japão, e do Canadá.

Já no que diz respeito à equidade energética, ou seja, o acesso universal e a um preço justo por parte das famílias, Portugal ocupa o 27.º lugar. 

“Com muitas famílias mais pobres a serem atingidas financeiramente pela pandemia, os líderes estão cada vez mais conscientes da importância de abordar a pobreza energética entre as famílias europeias. Portugal mencionou, por exemplo, que devido à pandemia COVID-19 tem havido um aumento da consciência energética e a necessidade de 'humanizar' a transição energética”, lê-se no Word Energy Trilemma Index 2021.