Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
24 outubro 2021, 16:35
Partilhar

OE2022: BE mantém voto contra, mas deixa negociações em aberto até 4.ª feira

OE2022: BE mantém voto contra, mas deixa negociações em aberto até 4.ª feira
José Sena Goulão | LUSA
Agência Lusa
24 outubro 2021, 16:35
A votação do orçamento do estado na generalidade está marcada para quarta-feira na Assembleia da República

A coordenadora bloquista, Catarina Martins, avisou hoje que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira "o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços", mantendo, no entanto, disponibilidade negocial porque "ainda há tempo".

No final da Mesa Nacional do BE, que se reuniu hoje a propósito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), Catarina Martins deu uma conferência na qual fez uma avaliação negativa da proposta entregue pelo Governo, bem como do curso das negociações.

"Se até á próxima quarta-feira o Governo entender negociar o Orçamento do Estado, o Bloco de Esquerda responderá com disponibilidade e clareza para as soluções que aumentam os salários, que protegem o SNS e que garantem justiça para quem trabalhou toda a vida. Se o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços, o Bloco de Esquerda responderá pela sua gente -- pelo povo que trabalha e pelo SNS que nos orgulha -- e votará contra o Orçamento do Estado para 2022", avisou.

Na perspetiva da líder do BE, não há "muito tempo, mas ainda há tempo". 

"A chave de um orçamento que responda ao país, e de uma maioria parlamentar que aprove o orçamento, está, como sempre tem estado, na disponibilidade do Governo e do PS para um caminho negocial à esquerda", enfatizou.